A Bugatti é uma das marcas mais prestigiadas do mundo. Tudo começou em Molsheim em 1909 quando Ettore Bugatti fundou a marca com o seu nome. A elegância e o vanguardismo tecnológico foram sempre a imagem de marca da Bugatti.
A marca sobreviveu à I Guerra Mundial, mas a morte de Jean Bugatti (11 de Agosto de 1939), quando testava um Type 57, marcou o ponto de viragem. O filho era um dos principais colaboradores de Ettore.
Durante a II Guerra Mundial a fábrica de Molsheim foi arrasada e depois do conflito Ettore ainda tentou construir uma nova fábrica em Levallois, nos arredores de Paris, mas morreu a 21 de Agosto de 1947. A memória da marca nunca foi abalada e nos anos 60 Roland Bugatti, um dos filhos do fundador, ainda tentou fazê-la renascer. Mas só em 1987, quando o italiano Romano Artioli comprou a marca e fundou a Bugatti Automobili S.p.A., voltou a haver um automóvel com o nome Bugatti – o EB110 realizado por nomes famosos como o designers
Marcello Gandini e Paolo Stanzani e o engenheiro Mauro Forghieri.
Mas o EB110 surgiu no momento errado. A crise económica na Europa e nos EUA condicionaram o seu sucesso e a empresa foi à falência.
O Grupo Volkswagen, liderado na época por Ferdinand Piech, comprou a Bugatti em 1998, mas só dois anos depois foi integrada oficialmente. Na mesma altura os alemães compraram o "Château Saint Jean", uma antiga casa de Ettore Bugatti, e aí instalaram a sede da sua nova jóia da coroa. Foi ali também que, sob a égide de Karl-Heinz Neumann, começou o projecto do
Bugatti Veyron.