Saber qual foi o primeiro automóvel é uma pergunta com muitas respostas, mas nem todas coincidentes, porque, em cada país, estudiosos mais ou menos nacionalistas procuram assegurar paternidades que na maioria dos casos são dúbias ou, pelo menos, muito difíceis de provar.
Contudo, ninguém nega que o registo da primeira patente de um veículo automóvel completo, feito por Karl Benz a 29 de Janeiro de 1886, no "Serviço Imperial de Patentes de Berlim", onde recebeu o número 37.435, se refere ao primeiro automóvel da história.
Na edição de 4 de Junho de 1886 do Neue Badische Landeszeitung (um jornal de Baden, uma região no Sudoeste da Alemanha), podia ler-se: "Será de grande interesse para os amigos dos velocípedes sport saberem que foram feitos grandes progressos neste campo, realizados pela companhia local Benz & Cie. Esta empresa produz actualmente um velocípede de três rodas movido por um motor cujo desenho é comparável aos motores a gás".
O motor tinha um cilindro com nove centímetros de largura. Estava montado sobre molas, sobre o eixo traseiro, a meio das rodas. Debitava cerca de 1 cv e, apesar da sua aparência, era capaz de atingir as 400 rpm. Animava um veículo de reduzidas dimensões, inspirado nos velocípedes da época, com as suas rodas raiadas e estrutura frágil. Contudo, tinha um aspecto elegante e vanguardista para a época…
Por isso, o Neue Badische Landeszeitung admitia que "não há dúvidas de que este velocípede motorizado atrairá em breve um grande número de adeptos, tanto mais que se espera que possa demonstrar ser muito prático e útil para médicos, viajantes, desportistas e outros".
O autor deste texto era provavelmente um desportista adepto das bicicletas da época, que ficou entusiasmado com o novo invento. Mas, para além disso, demonstrou a perspicácia para lhe reconhecer o potencial, embora não chegasse a antever que estava a falar de uma nova máquina que iria colocar o mundo sobre rodas.
Refira-se que, a 3 de Julho de 1886, o mesmo jornalista retomava o tema, dando conta aos seus leitores de que "o velocípede movido a ‘ligroin gaz’ (gasolina), desenhado e construído por Rheinische Gasmotorenfabrik Benz & Cie., de que falámos há algumas semanas, foi testado esta manhã na Ringstrasse e os testes foram satisfatórios"…
Ficha Técnica
Benz – Patente 37.435
Data de produção: 1886
Motor : 1 cilindro colocado na traseira
Cilindrada. 954 cc
Potência máxima (cv/rpm) 0,75 cv/400 rpm
Velocidade máxima (km/h) 16 km/h