Ferdinand Porsche nasceu a 3 de Setembro de 1875 em Maffersdorf, Reichenberg (actual Vratislavice, na República Checa), no norte da Boémia, então parte integrante do Império Austro-Húngaro. Interessou-se pela tecnologia desde muito novo e tinha um grande fascínio pela electricidade. Aos 18 anos instalou-se em Viena onde começou a trabalhar como aprendiz na "Béla Egger & Co. (hoje Brown Boveri)", ao mesmo tempo que estudava na universidade técnica. O seu talento levou-o até ao departamento de investigação da empresa.
Em 1987 construiu um motor eléctrico, numa altura em que o fabricante de carruagens "K.K. Hofwagenfabrik Jacob Lohner & Comp." percebeu que o futuro não passava por veículos de tracção animal e apostou numa "carruagem" eléctrica que veio a ser desenvolvida com o contributo do jovem Ferdinand Porsche. O Egger-Lohner C2 foi apresentado em 1898 e evoluiu até assumir uma forma mais próxima do automóvel que impressionou na Exposição Mundial de Paris em 1900 com dois motores eléctricos montados em cada uma das rodas dianteiras. Mais tarde surgiu um novo modelo com um motor em cada roda, tendo sido o primeiro veículo de tracção total, e em 1903 a associação de um motor de combustão interna esteve na origem da primeira motorização híbrida.
Em 1906 Ferdinand Porsche deixou a Lohner e assumiu a direcção técnica da Austro-Daimler. Aos 31 anos era o grande responsável por uma das maiores fábricas de automóveis da Europa e, uma faceta menos conhecida, também estava envolvido directamente na competição, conduzindo os modelos, que projectava. A 30 de Abril de 1923 juntou-se à Daimler-Motoren-Gesellschaft em Estugarda. A Daimler e a Benz fundiram-se no ano seguinte e em 1926 começaram a produzir automóveis sob o nome Mercedes-Benz.
Porsche esteve associado a diversos modelos que fizeram história, sobretudo os que utilizavam motores com compressor, entre os quais o mítico Mercedes-Benz SSK, surgido depois da fusão entre a Daimler Motoren Gesellschaft and Benz & Cie.
A Mercedes-Benz não estava muito interessada na produção de um pequeno automóvel leve e económico, um projecto que apaixonava Ferdinand Porsche, que deixou a empresa para trabalhar na Steyer. Em 1931 instalou-se em Estugarda onde criou uma empresa de consultoria. No ano seguinte foi convidado por Estaline para se instalar na União Soviética e dar início à construção de um automóvel, mas declinou.
A sua empresa colaborou com a Auto Union no desenvolvimento dos carros de Gran Prix, antes da II Guerra Mundial, mas as atenções de Ferdinand Porsche centraram-se no projecto do "Carro do Povo" anunciado por Adolf Hitler no Salão Automóvel de Berlim de 1933. No ano seguinte, em colaboração com o filho, Anton Ernst Porsche ("Ferry"), deu início ao projecto do "carocha".
Em 1936 visitou os Estados Unidos onde se familiarizou com a indústria automóvel americana e onde se inspirou para a produção dos Volkswagen na fábrica que foi construída em Wolfsburg. No ano seguinte, o governo nazi criou a Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens mbH, uma empresa estatal, que pouco tempo depois passou a chamar-se Volkswagenwerk (a empresa do "Carro do Povo") e o "carocha" foi apresentado em 1938.
Durante a II Guerra Mundial a fábrica reconverteu-se para a construção de carros blindados e Ferdinand Porsche teve um papel determinante no desenvolvimento dos tanques Tiger, que marcaram o conflito com a sua superioridade.
No final do conflito, Ferdinand Porsche foi detido pelo exército francês e cumpriu 22 meses de prisão. Nesse tempo, "Ferry" Porsche não parou de trabalhar e começou a desenvolver um carro de competição – o Cisitalia – e quando Ferdinad viu o modelo, afirmou:
"Tê-lo-ia feito exactamente igual". Desde essa altura, pai e filho continuam a trabalhar juntos, vindo a fazer história com a criação da Porsche em 1950.
Ferdinand Porsche morreu a 30 de Janeiro de 1951 em Estugarda...