Armand Peugeot fundou a "Société Anonyme des Automobiles Peugeot" no dia 2 de Abril de 1886. Construiu uma fábrica em Audincourt, destinada à produção de motores de combustão interna e veículos. Em 1899 vendeu 300 unidades, o que se pode considerar excelente porque representou um quarto das vendas de automóveis em França. Em 1903 a empresa estendeu a sua produção às motos.
A aposta na evolução tecnológica como motores de árvores de cames à cabeça e quatro válvulas por cilindro estiveram na origem da vitória de um Peugeot nas 500 Milhas de Indianápolis em 1913.
Durante a I Grande Guerra a empresa apoiou o esforço militar francês e ultrapassou o conflito sem grandes sobressaltos. Em 1929, o 201 foi a afirmação de uma marca que sobreviveu à depressão. Mas tudo se complicou durante a II Guerra Mundial quando as fábricas foram destruídas pelos bombardeamentos Aliados.
Depois do conflito foi necessário esperar até 1948 para a Peugeot voltar a laborar. É nessa altura que surge o 203, com uma carroçaria desenhada por Pininfarina. Foi o sucesso deste modelo que levou a marca francesa à recuperação.
Em 1974, a Peugeot comprou 30 por cento do capital da Citroën e dois anos depois assumiu o controlo total da sua antiga rival, dando origem ao Grupo PSA (Peugeot-Citroën), que em 2017 adquiriu a Opel à General Motors.