Gottlieb Daimler (1833-1900) testou o seu primeiro veículo de quatro rodas em Esslingen, na Alemanha. Nessa altura,
Carl Benz já tinha registado a patente daquele que é considerado o primeiro veículo automóvel e os dois alemães ainda eram acérrimos adversários.
Daimler era engenheiro e a sua grande paixão passava pelos motores. E trabalhou muito em colaboração com
Nikolaus Otto e Wilhelm Maybach. Registou várias patentes sobre motores a gasolina, refrigeração por água e combustão interna ao longo de 1885. Os seus motores previam a circulação de água em volta do bloco, para evitar o sobreaquecimento, um sistema que pode ser visto como a fórmula original de um sistema que ainda hoje funciona.
Depois de um veículo que pode ser visto como o
antepassado das motos ("Riding Car") mostrado em 1885 e do projecto de um barco a motor, surgiu o primeiro "automóvel" de quatro rodas, desenvolvido em parceria com Maybach, porque Otto já se tinha afastado.
Compraram um Wimpff und Soehne de quatro lugares, pensado para tracção animal, onde montaram um motor monocilíndrico de 462 cc, que permitia ao veículo atingir 16 km/h.
Daí até à criação da DMG (Daimler Motors Coroporation) em 1890 foi um passo. Mas a afirmação da DMG como construtora de automóveis só surgiu no início do século, quando
Emil Jellinek se interessou pelos modelos e comprou 36 unidades, desde que eles adoptassem o nome da sua filha Mercedes. Gottlieb Daimler já não viu o sucesso deste negócio. Morreu a 6 de Março de 1900 em Estugarda, na Alemanha.