Eric Sidney Watkins (6/9/1928 – 12/9/2012), ou simplesmente o Prof. Sid Watkins, foi médico militar antes de chegar à F1 a convite de Bernie Ecclestone para assumir o papel de médico-chefe do campeonato. Mas a sua passagem pela F1 ficou para a história em virtude do seu empenho e envolvimento.
Assumiu o cargo de delegado da federação internacional (FIA) e teve um papel fundamental na melhoria das condições de segurança dos circuitos por onde passou o campeonato. Era uma personagem querida em todo o paddock e tornou-se num grande amigo de Ayrton Senna, chegando a admitir afastar-se depois da morte do brasileiro no circuito de Imola em 1994. Roland Ratzenberger tinha perdido a vida nos treinos e Sid Watkins aconselhou Ayrton Senna a não alinhar na corrida.
"Ele ficou silencioso", recordou posteriormente o médico. Depois disse:
"Sid, há certas coisas sobre as quais não temos controlo. Não posso desistir, tenho que continuar". Foram as últimas palavras que me dirigiu, acrescentou Sid Watkins. O médico ainda se manteve ao serviço até anunciar o abandono da F1 a 20 de Janeiro de 2005.
Mesmo longe, foi seguindo a F1 até morrer a 12 de Setembro de 2012. No seu funeral, Jackie Stewart, o ex-campeão do mundo de F1 afirmou:
"Já estive em demasiados funerais, mas teria ido a muitos mais se não tivesse existido uma pessoa como o Prof... ".