As origens da Renault remontam à véspera de Natal de 1898 em Paris. Louis Renault e o seu irmão Marcel dirigiram-se a uma festa num cabaret na rue Helder. Os Renault deslocaram-se na "voiturette" que Louis havia construído com base num triciclo De Dion-Bouton, adquirido antes de ingressar no serviço militar. Apaixonado pela mecânica, o jovem de 21 anos foi confrontado pelo cepticismo dos seus amigos face às capacidades do seu veículo.
Por isso, o grupo, acompanhado por um notário, deslocou-se à colina de Montmartre onde a "voiturette" subiu sem dificuldades a íngreme rue Lepic, vencendo os 13% de inclinação que até aí fora um obstáculo intransponível para os
"automóveis sem cavalos, que se movem sozinhos".
O trunfo da "voiturette" estava na transmissão directa inventada por Louis Renault. Todos ficaram convencidos. No regresso ao cabaret, o notário colocou sobre a mesa moedas perfazendo a soma de 40 luíses para pagar o veículo utilizado nessa noite e, no final do serão, o jovem Renault tinha no bolso 12 encomendas do seu veículo que deveriam ser entregues até ao final de 1899!
Tinha começado a história da Renault, uma marca que se afirmou graças ao apoio económico de Fernand e Marcel Renault, dois abastados comerciantes, e ao génio mecânico de Louis que graças à patente da sua transmissão que a maioria dos construtores veio a adoptar, construiu as bases da sua fama e fortuna.
Louis Renault presidiu à marca que ostenta o seu nome até ao final da II Guerra Mundial. Depois da libertação, foi feito prisioneiro sob a acusação de colaboração com os nazis que haviam ocupado a França em 1940. Morreu no dia 24 de Outubro de 1944, sem ter chegado a ser julgado.