A 21 de Janeiro de 1899, os cinco irmãos Opel (Karl, Wilhelm, Heinrich, Friedrich e Ludwig) adquiriram os direitos de produção do "Automobile Lutzman" e iniciaram a produção do Lutzman-Opel, que foi abandonado em 1902. A operação não foi um sucesso e em 1902 a marca sediada em Russelsheim colocou-o de parte, ao mesmo tempo que evoluiu na produção de automóveis que colocaram a Opel na primeira linha dos construtores europeus. Numa evolução feita de avanços e recuos, as origens da Opel não são muito diferentes das de outros construtores cujas origens estão nos finais do século XIX, princípios dos anos 20.
Tudo começou com Adam Opel, o filho mais velho de Phillipp Wilhem Opel, que geria uma oficina de serralharia. Em 1857 abandonou a casa paterna e partiu para a Bélgica, passou por Inglaterra e chegou a Paris. Trabalhou em fábricas de máquinas de costura e com esse conhecimentos regressou a Russelsheim, onde criou a sua empresa. Mais tarde, já em 1886, começou a produzir bicicletas e teve um grande sucesso. Morreu em 1895 vítima de febre tifóide e a sua mulher assumiu o negócio em parceria com os seus cinco filhos. Depois foi a evolução para o mundo dos automóveis, uma história que em 1929 passa a ter um parceiro americano. A General Motors comprou a marca alemã, cuja máquina industrial ajudou a Alemanha nazi. Foram tempos controversos, mas com afastamentos e aproximações a Opel ainda se manteve ligada à GM até 2017, ano em que
foi comprada pelo Grupo PSA.