Pikes Peak é um dos locais míticos do desporto automóvel americano, uma rampa que todos os anos atrai multidões ao Colorado. Mas a história daquela que se tornou conhecida como a "Corrida para as nuvens" não é tão antiga como isso.
O pico mais alto da cordilheira que se estende de sul até às Montanhas Rochosas foi referenciada pelos espanhóis no séc. XVIII e cartografada pelo tenente americano Zebulon Pike, que falhou a tentativa de chegar ao cume (1806). Edwin James (1820) foi o primeiro a vencer uma montanha que se tornou famosa nos tempos da corrida ao ouro que atraiu multidões para o Colorado e nesse período várias pessoas subiram a montanha, entre as quais Julia Holmes (1858), que terá sido a primeira mulher a consegui-lo.
Há relatos que dão conta de que um carro de bois foi o primeiro veículo sobre rodas a atingir o pico, mas os nomes de Charles A. Yont e W.B. Felker Pikes Peak também têm o seu destaque: conseguiram subir a montanha ao volante de um Locomobile, tendo atingido o cume no dia 12 de Agosto de 1899. Mas a estrada que abriu o caminho à prova de rampa mais famosa do mundo só surgiu muito mais tarde quando Spencer Penrose, um magnata das minas de ouro, obteve autorização para construir uma estrada até ao ponto mais alto da montanha (1915).
Era um projecto de 25 mil dólares que terá custado 500 mil, mas a estrada de terra ao longo da montanha onde o acesso foi sempre pago, deu origem a uma competição (1916) que era premiada com um impressionante troféu de 30 kg em prata maciça.
A tradição manteve-se até aos dias de hoje, apesar de nos últimos anos o asfalto ter retirado algum do carácter ao percurso de 19,99 km com 156 curvas. Os maiores pilotos americanos e grandes nomes como Michèle Mouton, Walter Rohrl e Ari Vatanen estão associados a esta corrida, onde o recorde pertence desde 2013 a Sebastien Loeb (Peugeot 208 T16), com um tempo de 8m 13,878 s.
HOJE HÁ 117 ANOS: O primeiro carro chegou ao topo de Pikes Peak