No início do séc. XX o hipódromo de Belém era ponto de encontro da sociedade portuguesa: n’ "Os Maias", Eça de Queirós satiriza o ambiente e o desejo de imitar o que se fazia no estrangeiro e a procura de referências cosmopolitas, que não escondia o provincianismo de uma sociedade que vivia das aparências. Foi neste cenário que a 17 de Agosto de 1902 teve lugar a primeira corrida de automóveis no nosso país, organizada pelo Sports Club e integrada num programa que incluiu um jogo de futebol entre os ingleses do Union Foot-Ball Club e os portugueses do Lisbon Foot-Ball Club, três corridas de bicicletas, seguidas de uma de motos e mais duas de bicicletas. O corolário foi a corrida de automóveis ao longo de 10 voltas a um traçado de 11,2 km. Apenas alinharam três automóveis: o Locomobile conduzido pelo americano H.S. Abbott, o Panhard e Levassor, entregue ao francês Albert Beauvalet e um Darracq de Alfredo da Silva. A vitória pertenceu ao americano, com quase duas voltas de vantagem sobre os adversários. Não deixa de ser curioso que a primeira prova de automóveis nacional tenha sido disputada em circuito e não em estrada como aconteceu em quase toda a Europa, mas a primeira corrida entre cidades só viria a ser disputada a 27 de Outubro de 1902 entre a Figueira da Foz e Lisboa.