Pesquisa

Pesquisar Efemérides

Não foi encontrado efemérides para o dia selecionado
Efemérides
24 de Maio de 1903: Tragédia no Paris-Madrid
00:05 - 24-05-2016
  1
24 de Maio de 1903: Tragédia no Paris-Madrid

O início do século XX foi marcado pela febre da velocidade. A primeira corrida de automóveis teve lugar em 1885 entre Paris e Bordéus e as organizações foram-se multiplicando apesar das mais importantes redes viárias da Europa terem precários pisos de terra. A loucura da velocidade cresceu de forma exponencial, face à evolução das propostas tecnológicas. Paris foi ponto de partida e meta de inúmeras competições cujo fascínio aumentou indiferente aos acidentes que custavam a vida aos condutores (que na época eram acompanhados por mecânicos que na maioria dos casos bombeavam manualmente os sistemas de alimentação) e aos passantes que eram surpreendidos por veículos "sem cavalos".


Paris-Madrid.
Chegou-se a 1903 e ao grande desafio da época: o Paris-Madrid. No dia 24 de Maio de 1903 foi dada a partida a cerca de 250 concorrentes. Os acidentes com veículos de tracção animal, animais domésticos e até camponeses, anunciaram o drama. Depois de seis mortes e 15 feridos, o governo francês interrompeu a corrida. Entre os pilotos que perderam a vida, estava Marcel Renault. O seu irmão Louis decidiu abandonar a competição, deixando a outros a tarefa de guiar os seus carros.
Depois deste drama foi reequacionada a forma de competir com automóveis. É certo que continuaram a ser disputadas provas de estrada que são hoje vistas como os antepassados do Campeonato do Mundo de Ralis. Mas também começaram a ser organizadas corridas em circuitos fechados, que viriam a dar lugar aos Grand Prix que estão na origem da Fórmula 1 (que surgiu depois da II Guerra Mundial), bem como a provas de resistência, como as 24 horas de Le Mans, que surgiram em 1923 como um desafio aos automóveis de série.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.