"Foi um sucesso, e sucesso em toda a linha, a grande corrida de automóveis realizada ontem sob a direcção do Clube Automóvel de S. Paulo", referia, logo na página três, a edição de 27 de Julho de 1908 do jornal ‘O Estado de São Paulo’. "A Grande Corrida", como foi referida, teve lugar no circuito de Itapecerica e atraiu 16 pilotos (14 carros e duas motos) que mediram forças num percurso de 75 km. A vitória sorriu ao conde Sylvio Álvares Penteado, que cumpriu o percurso em 1h 30m 05s, ao volante de um Fiat 40Hp. Gastão Almeida foi segundo, a 27m 40s, e Osvaldo Sampaio o terceiro, a 2h 41m 54s.
Mas, antes desta prova que agitou a sociedade paulista, já tinham sido disputadas outras provas como a que teve lugar em 1902 no hipódromo da Mooca, sob a égide do Jockey Club Paulistano. Integrado no programa hípico, foi realizada uma corrida
"dirigida por moços das mais distintas famílias", como noticiava o jornal ‘O Estado de São Paulo’. No hipódromo alinharam quatro carros. Morelli surgiu ao volante de um De Dion-Button, mas não alinhou na corrida onde José Paulino Nogueira apresentou um Darracq 12hp, mais evoluído do que as versões de 9hp de Francisco Bueno, Paulo da Silva Prado e Flávio Uchoa. A potência garantiu uma vitória clara com duas voltas de vantagem.