A inauguração do Crystal Palace Motor Show, realizado em Londres a 10 de Fevereiro de 1905,
"a grande atracção foi mostrada pelo construtor holandês Spyker que, entre outros, contou com um modelo equipado com um motor de quatro cilindros com tracção às quatro rodas", referiu na época a "Engineer Magazine".
Mas, se a passagem pelo salão em Londres deu visibilidade ao Spyker 60/80 hp, o projecto tivera início em 1903 com o modelo e desenvolvido em Amesterdão pelos irmãos Jacobus e Hendrik-Jan Spyker, que lançaram o seu primeiro automóvel em 1898 com base numa mecânica Benz.
É certo que alguns automóveis já tinha tido tracção às quatro rodas, nomeadamente os eléctricos com um motor por roda, mas este inovou com o sistema mecânico que garantia a transmissão a cada uma das rodas e também travões independentes para cada uma delas.
Não deixa de ser estranho que esta invenção e os seus criadores tenham caído rapidamente no esquecimento, mas foi o que aconteceu até a ideia ter sido recuperada nos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial, dando origem aos Jeep Willys que garantiram a mobilidade à infantaria, ajudando os aliados a chegar à vitória. Depois, foi utilizada em veículos militares, na agricultura e para muitos outros fins, antes de passar a ser vista como a solução ideal para colocar no chão a potência dos motores de grandes desportivos, como fez a Audi com o sistema quattro.