A fórmula Grand Prix, que está na origem dos Grandes Prémios da Fórmula 1, criada após a II Guerra Mundial nasceu em 1906 com o GP do Automobile Clube de France, realizado em Le Mans entre 26 e 27 de Junho. O regulamento é curioso para os dias de hoje. A cilindrada dos motores era livre, mas o peso estava limitado a 1 000 kg, estando autorizados mais 7 kg para veículos equipados com um magneto. Buzina, guarda-lamas, luzes e seus suportes, caixas de ferramentas (desde que não servissem de banco) não estavam incluídos no peso limite, mas o piloto e o mecânico (os dois membros da equipa) não podiam pesar menos de 120 kg. O piloto podia ser rendido ao fim do primeiro dia de prova, mas o mecânico podia ser substituído a qualquer altura. A inscrição estava limitada a três carros por construtor.
O traçado em forma de triângulo tinha 103,180 km de extensão e era necessário percorrer 12 voltas. A prova foi disputada sob um calor tórrido e os 32 concorrentes percorreram seis voltas em cada um dos dois dias do programa. No final dos 1 238,168 km, o húngaro Ferenc Szisz garantiu a vitória ao volante de um Renault de 4 cilindros com 12 823 cc de cilindrada, que utilizou uma grande inovação técnica: jantes amovíveis produzidas pela Michelin. O vencedor cumpriu a distância à média de 101,335 km/h.