Será que é desta que os carros voadores vão enxamear os céus das grandes cidades como nos filmes futuristas Blade Runner – Perigo Iminente, O 5.º Elemento ou Regresso ao Futuro 2?
Essa visão pode estar cada vez mais próxima, agora que o PAL-V Liberty passou nos rigorosos testes de homologação europeus para circular legalmente na estrada.
A licença foi conseguida há semanas pelo fabricante holandês da máquina voadora, concluindo com sucesso o extenso programa de testes em pista iniciado em Fevereiro.
Nos próximos meses, no entanto, terá ainda de passar por testes de resistência em diversas estradas nacionais um pouco por toda a Europa.
É um passo decisivo para o PAL-V Liberty passar agora à segunda fase de homologação: obter a tão almejada certificação que lhe permita voar!
Desde 2015 que o projecto tem sido acompanhado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), prevendo-se para 2022 a sua conclusão.
Sublinhe-se, no entanto, que já beneficia da experiência de voo conseguido pelo protótipo PAL-V 1. Mesmo assim, antes que as 150 horas de teste de voo possam acontecer, é necessária concluir mais de 1.200 relatórios de teste.
Só depois dessa fase de homologação é que serão autorizadas as primeiras entregas do carro voador aos clientes que já o pré-encomendaram.
Segundo a fabricante holandesa, as reservas para o PAL-V Liberty estão a crescer para além das expectativas, apesar do elevado preço para versão base Sport Edition: 342.225 euros!
Já a variante Pioneer Edition, com mais valências e um nível de equipamento mais rico, é avançado por quase 514 mil euros.
Curioso é o facto de 80% das pré-encomendas terem sido feitas por clientes que não têm brevê para poderem voar. Razão porque um largo número deles está já ter lições de voo em giroplano na FlyDrive Academy da PAL-V.
Com apenas 664 quilos de peso e capacidade para duas pessoas, o PAL-V Liberty está equipado com um motor a gasolina que desenvolve 101 cv e consome 7,6 litros por cada 100 quilómetros, para uma autonomia de 1.315 quilómetros.
A velocidade máxima em estrada não supera os 160 km/hora, enquanto a aceleração até aos 100 km/hora é inferior a nove segundos.
Já em voo, a potência do motor sobe para 203 cv para uma velocidade máxima de 180 km/hora, sendo de 160 km/hora a velocidade de cruzeiro e a autonomia no ar de 400 a 500 quilómetros.
Para levantar voo, o PAL-V Liberty precisa de 330 metros de terreno livre, bastando-lhe 30 metros para aterrar em segurança.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?