Muitos dos admiradores dos super carros da Porsche estão ainda a amaldiçoar o dia em que a marca de Estugarda pôs um ponto final à produção da série 991 do mítico 911.
Pois a insígnia germânica colmata agora essa "perda" com o lançamento de dois novos bólides que prometem fazer as delícias de muitos dos seus fãs.
A Porsche revelou esta quinta-feira os novíssimos 718 Cayman GTS 4.0 e 718 Boxster GTS 4.0, oferecendo novas emoções na estrada.
Com esta renovação de gama, é também o adeus aos motores boxer turbo-alimentados de quatro cilindros com 2.5 litros de cilindrada.
Quer os Porsche 718 Cayman GTS 4.0 e 718 Boxster GTS 4.0 assentam agora na estrada 400 cv (mais 20 cv do que na anterior geração), e 420 Nm, através de uma caixa manual de seis velocidades, que é também opção única.
O resultado? Uma aceleração de 4,3 segundos dos 0 aos 100 km/hora para uma velocidade máxima de 293 km/hora. O consumo em ciclo combinado, segundo a norma WLTP, assenta em 10,8/10.9 litros a cada 100 quilómetros, com 246/249 g/km de emissões poluentes-
Para os entusiastas retirarem o maior prazer de condução, ambos vêm equipados de série com uma variedade de recursos para um desempenho ainda mais emocionante.
Entre eles contam-se um novo sistema de escape desportivo, com um barulho bem distinto da versão anterior, suspensão desportiva PASM, que reduz a altura ao solo em mais 10 mm, sabendo que a carroçaria já foi rebaixada em 20 mm em relação à versão anterior, e Porsche Torque Vectoring.
Para "travar" toda esta potência, ambos os 718 GTS 4.0 estão equipados com travões mais robustos e resistentes. Um par de discos perfurados em ferro fundido, com 350 mm, estão instalados nas rodas dianteiras, e outro par, de 330 mm, nas rodas traseiras. A "agarrá-los" estão pinças de seis pistões com acabamento a vermelho.
Claro que, se os felizardos que puderem conduzir qualquer uma destas variantes não ficarem satisfeitos com esta proposta, podem sempre optar por travões de disco cerâmicos.
Em termos estilísticos, não se encontram muitas alterações em relação ao GTS convencional. As diferenças estéticas reflectem-se apenas nas entradas de ar dianteiras Sport Design em preto, pontuadas por apontamentos a negro nos faróis e nos farolins, assim como no difusor traseiro.
A "calçar" ambas as versões estão jantes de liga leve de 20 polegadas, com acabamento em preto acetinado, e pneus de alto desempenho (235/35 ZR 20 à frente e 265/35 ZR 20 atrás).
No interior, destacam-se os apontamentos em fibra de carbono e os revestimentos pretos em Alcantara nos bancos, volante, consola central, manete das mudanças e apoios dos braços. Em opção, a Porsche propõe um pack específico GTS Interior.
De série, os novos 718 GTS 4.0 integram o gestor de comunicação Porsche (PCM), com ecrã táctil de sete polegadas, e o pacote Sport Chrono, que inclui o Track Precision App.
Esta aplicação para telemóvel, desenvolvida para a competição automóvel, apresenta e regista todos os dados de desempenho no monitor PCM para análise posterior.
Os módulos de navegação on-line, com informações de trânsito em tempo real, controlo de voz e Porsche Connect estão disponíveis como opções, assim como os sistemas de som surround BOSE ou Burmester High-End.
Na Alemanha, onde deverá chegar aos stands no final de Março, o 718 Cayman GTS 4.0 é proposto por 81.296 euros enquanto o 718 Boxster GTS 4.0 é avançado por 83.949 euros.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?