Sinal dos tempos, a Volkswagen tem um palco com uma visibilidade praticamente global como é o salão automóvel de Genebra, na segunda semana de Março, mas optou por mostrar a nova geração do Touareg, o maior dos seus SUV, em Pequim, na feira que se realizará a partir de 23 do mesmo mês…
Já se sabe que estará construído sobre a plataforma MLB Evo que foi estreada pelo Audi Q7 e, entretanto, partilhada pelo Bentley Bentayga, a terceira geração do Porsche Cayenne e o Lamborghini Urus. A grande curiosidade centra-se em torno das linhas exteriores que são anunciadas como muito mais dinâmicas, tendo a VW aguçado o apetite com os esboços que mostramos. O estilo foi, uma vez mais, supervisionado por Klaus Bishoff, director de "design" da marca, tendo uma frente inspirada na dianteira da berlina Arteon, marcadamente desportiva, embora com uma volumetria naturalmente maior.
A marca alemã promete também "um dos maiores ‘cockpits’ digitais da sua classe", com um "novo tipo de sistema de infoentretenimento". Suspensão pneumática e controlo da inclinação da carroçaria contribuirão para um nível superior de conforto, mas também para melhorar a dinâmica do novo Touareg, numa base que já deu provas, por exemplo, na terceira geração do Cayenne.
Esta plataforma permitirá, como sucedeu com o Q7 e o Cayenne, poupar alguns quilos e preparar o Touareg para poder receber mecânicas electrificadas, ou seja, versão híbridas "plug-in". No lançamento, contudo, o Touareg deverá aparecer com dois motores a gasolina (2.0 TFSI e V6 3.0) e um Diesel, o 3.0 V6 TDI. Mais tarde poderá aparecer uma versão Diesel mais potente, com um motor V8. Tudo para descobrir no dia 23 de Março.