Pesquisa
Tome Nota
Tesla Model S roubado em 30 segundos
17:26 - 22-08-2019
 
Tesla Model S roubado em 30 segundos

Serão os carros tecnologicamente mais evoluídos imunes aos roubos? O tema surge sempre que é noticiado mais um caso audacioso, como sucedeu na madrugada de quarta-feira em Borehamwood, nos arredores de Londres.

Um vídeo publicado pelo britânico The Daily Mail mostra um par de ladrões a roubar um Tesla Model S em menos de 30 segundos.

O acto foi filmado pela câmara da campainha da casa do proprietário do automóvel avaliado em quase 100 mil euros.

Na filmagem, vê-se um indivíduo encapuzado, com um mochila pendurada ao pescoço, a segurar um fio com as mãos.

De seguida, eleva o fio acima da cabeça e dá mais um passo em direcção à porta da casa. De imediato, os faróis do Tesla piscam, indicando que as portas estão destrancadas.

Um cúmplice salta da escuridão e salta para dentro do automóvel, enquanto o amigo do alheio continua a segurar o fio.

Só quando o carro faz marcha atrás é que o "técnico" começa a enrolar o fio, dando por finda a tarefa.

"Foi chocante a rapidez com que o fizeram", explicou Hrishi Vadgama, ainda incrédulo com a maneira como lhe roubaram o Tesla.

Piratagem ao mais alto nível

Os sistemas sem chave usam um processo simplificado para a trancagem e destrancagem das portas, através de um emissor de curto alcance que transmite um sinal de rádio.

O mesmo processo é usado para pôr o motor a trabalhar em viaturas carros com botões de ignição.

O problema para estes sistemas anti-roubo é quando um bandido com conhecimentos informáticos consegue interceptar o sinal do emissor.

A partir desse momento, e de acordo com a sua habilidade técnica, é uma questão de segundos até conseguir entrar para dentro do carro e levá-lo para um novo dono.

Roubos com estas características começam a atingir um patamar preocupante um pouco por toda a Europa, à medida que as marcas automóveis apostam cada vez mais em sistemas sem chave.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram? 

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.