A Nissan está, definitivamente, a virar-se para os híbridos, como foi anunciado recentemente – o que não significa uma menor aposta na sua forte política nos eléctricos – e a próxima geração do Juke poderá conhecer uma versão que junte motor a gasolina e eléctrico. Pelo menos é o que irá antecipar o protótipo que a marca nipónica vai apresentar no salão de Tóquio, em Outubro, apelidado de Juke e-Power.
Com um estilo exterior baseado no protótipo Gripz, apresentado em 2015, este "concept" não só já antecipará algumas linhas que marcarão a próxima geração do Juke, como terá uma mecânica híbrida muito especial: o carro será movido por um motor eléctrico, mas não há qualquer tomada para carregar a bateria… A única forma é a energia gerada por um motor 1.2 de três cilindros que actua aqui como gerador, não estando sequer fisicamente ligado às rodas. No fundo, o mesmo sistema já utilizado pelo Note e-Power.
É por já haver uma aplicação prática deste princípio que é quase certo que o próximo Juke também venha a beneficiar deste sistema que tem duas vantagens: a condução entusiasmante que o motor eléctrico pode proporcionar, com a força toda disponível ao toque no acelerador; e um ruído de funcionamento muito inferior ao de um híbrido convencional em que o motor a gasolina também serve para movimentar as rodas.