Pesquisa
Tome Nota

'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie

17:11 - 01-04-2022
 
'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie
'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie
'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie

Há 100 anos, Jean Mabille levou um Bugatti Type 13 à vitória na escalada de La Turbie, montanha que rodeia o principado do Mónaco.

'Green Rhapsody': Chiron Pur Sport celebra vitória da Bugatti em La Turbie

Um século depois, a construtora de Molsheim celebra o feito mas agora com um Chiron Pur Sport devidamente decorado.

Vários especialistas do mundo automóvel afirmam que ambos os modelos têm pontos comuns que podem não ser muito perceptíveis.

Um dos mais óbvios, no entanto, é que o Type 13 foi o primeiro desportivo produzido em série pela marca gaulesa.

Lançado em 1911, o monolugar foi construído com uma carroçaria muito leve em liga de alumínio, mas a produção foi interrompida com o estalar da Primeira Guerra Mundial.

Em 1919, regressou com várias inovações, a começar pelo motor de 1.3 litros e quatro cilindros, para depois ser substituído por um bloco de 1.5 litros com 50 cv de potência e uma velocidade de ponta de 150 km/hora.

Com apenas 490 quilos de peso, o Type 13 cumpriu em 1922 os 6,3 quilómetros da estrada que rodeia os 450 metros de altura de La Turbie em 6m24 segundos.

Como explica a Bugatti, aquele desportivo influenciou vários outros modelos da marca e, com a devida distância, até o Chiron Pur Sport.

Este hiper carro encarna o seu antepassado pela aerodinâmica, o chassis ou mesmo pelas relações curtas da transmissão.

Mais do que a tecnologia, é a filosofia que está por trás de ambos que explica a sua proximidade ao nível da agilidade, condução e desempenho, e no uso materiais de alta qualidade na sua construção.

E nada melhor do que fazer uma edição especial do Chiron Pur Sport, baptizada como Green Rhapsody (Rapsódia Verde), para subir o monte.

La Turbie foi a primeira rampa de velocidade instituída, em 1897, na competição automóvel.

Um teste brutal de engenharia e de coragem, com pilotos e marcas mundialmente famosas, como a Bugatti, a disputarem a primazia dos seus desportivos em fiabilidade e velocidade.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.