![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
O Cupra UrbanRebel Racing Concept já está a criar emoções fortes… mas, por enquanto, apenas no mundo virtual!
Baptizada como Experiência Exponencial, o novo projecto phygital acelera os batimentos cardíacos do condutor com o uso de óculos de realidade virtual.
A quebra da barreira entre os mundos físico e digital foi desenvolvida por uma equipa de 35 pessoas.
Designers, engenheiros e pilotos da Cupra trabalharam durante ano e meio com a Breach, parceira norueguesa especializada na concepção de jogos de vídeo.
O maior desafio foi lidar com a latência, já que entram em jogo duas variáveis: seguir o movimento do carro ao mesmo tempo que os da cabeça do condutor.
A Cupra desenvolveu uma estrutura informática com sensores, várias funções de segurança e uma comunicação bidireccional com a electrónica do veículo.
No desenvolvimento do projecto, concretizaram-se inúmeros testes na fábrica de Martorell e em áreas fechadas do aeroporto de Girona.
Em Abril, a Experiência Exponencial pôde ser apreciada pela primeira vez no aeroporto de Tempelhof, durante o evento Exponential Impulse em Berlim.
"Foram mais de 500 quilómetros percorridos na fase de testes e uma grande quantidade de dados para processar", explicou Xavi Serra, director da Cupra Racing.
Entre os escolhidos para a experiência estiveram Adrien Tambay e Jordi Gené, pilotos da insígnia espanhola que participaram no desenvolvimento do projecto.
A experiência de condução virtual também contou com o presidente Wayne Griffiths, e dos embaixadores da marca Marc ter Stegen, Ansu Fati e Klara Andersson, que jogam pelo FC Barcelona.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?