Depois da Autoeuropa e do grupo PSA, foi a vez de a Toyota também suspender a produção de automóveis na Europa, devido à pandemia do novo coronavírus. O grupo japonês vai encerrar as fábricas de França e de Portugal já esta semana.
A notícia é avançada pelo Bloomberg, que cita um porta-voz da Toyota. A produção em Portugal está suspensa desde segunda-feira, dia 16 de Março, uma medida que irá manter-se até ao dia 27 do mesmo mês. Já em França, a produção será suspensa entre os dias 18 e 31 de Março.
A informação já foi confirmada pelo Negócios junto da equipa de comunicação da Toyota na Europa, que adianta que as datas serão revistas e poderão ser prolongadas, tendo em conta a evolução da pandemia. O "Negócios" aguarda esclarecimentos sobre quais os direitos dos trabalhadores que serão assegurados.
A fábrica da Toyota em Portugal localiza-se em Ovar. Segundo os dados publicados na página portuguesa da Toyota, conta com 190 colaboradores e tem uma capacidade de produção de 3.000 unidades por ano, por turno.
A decisão do grupo japonês surge depois de outras empresas do setor automóvel já terem feito o mesmo. Na segunda-feira, o grupo PSA, que fabrica os automóveiss Citroën, Peugeot e Opel, entre outros, anunciou que a produção nas fábricas europeias estava suspensa até ao dia 27 de Março. A unidade em Portugal, localizada em Mangualde, será encerrada no dia 18 de Março.
Já a Autoeuropa decidiu, nesta terça-feira, 17 de Março, suspender a produção na fábrica de Palmela até ao dia 29 de Março. A decisão tem efeitos imediatos, embora se mantenham os "serviços mínimos necessários".