Se há marcas capazes de nos surpreender com as suas iniciativas originais são a Jaguar e a Land Rover. Nos últimos anos já vimos de tudo por parte desta dupla britânica, desde um Jaguar F-Pace a fazer um "loop" até um Land Rover Discovery a puxar um comboio. Mas resolvemos reunir aquelas que para nós foram as 10 maiores loucuras destas duas marcas. Ora veja!
Land Rover Discovery Sport a puxar um rinoceronte pelo meio de Londres
Imagine que estava a circular tranquilamente por Londres e ao seu lado para um Land Rover a puxar um atrelado com um rinoceronte cromado em cima. Como reagia? Com surpresa, certamente. Mas foi precisamente isso que aconteceu na última semana.
É momento insólito, mas tem uma explicação muito simples. É que este rinoceronte é uma das 21 esculturas que aparecerão em Londres para celebrar o Dia Mundial do Rinoceronte, que se celebra a 22 de Setembro.
Este exemplar cromado foi criado por Gerry McGovern, o director de design da Land Rover, e será leiloado em beneficência da Tusk, uma ONG que luta pela conservação da vida selvagem no continente africano.
Jaguar F-Type Coupé da Team SKY na Volta à França de 2014
Quando pensamos num Jaguar capaz de transportar bicicletas no tejadilho imaginamos de imediato a gama de SUV’s da marca, com o F-PACE, E-PACE e I-PACE. Mas felizmente a Jaguar não pensa da mesma maneira e em 2014 resolveu criar um F-Type especial para acompanhar os ciclistas da Team SKY na Volta à França desse ano.
Este modelo, equipado com um motor V8 de 5.0 litros que debita 550 cv de potência, contava com um "porta-bicicletas" no tejadilho e fez a sua estreia na 20ª estapa da prova, num contra-relógio entre Bergerac e Périgueux.
Land Rover Discovery e a ponte com mais de 5 milhões de peças LEGO
Na apresentação do novo Discovery a Land Rover resolveu bater o recorde do Guinness para a maior estrutura em LEGO do mundo, construindo um modelo de 13 metros da famosa Tower Bridge com mais de cinco milhões de peças, 5.805.846, mais propriamente.
Esta construção demorou cinco meses a construir e para se ter ideia da dimensão basta ver que se todos os "blocos de plástico" estivessem todos seguidos eram suficientes para unir as cidades de Londres e Paris, incrível!
Jaguar F-Pace em duas rodas no festival de Goodwood
Ao contrário do que acontece com a maioria dos participantes que entrar na colina do Festival de Velocidade de Goodwood, o Jaguar F-Pace, o primeiro SUV da Jaguar, não quis saber do melhor tempo nem da velocidade.
Este SUV, com Terry Grant ao volante, deu espectáculo na edição de 2016 de Goodwood ao percorrer os quase dois quilómetros da subida em… duas rodas!
Land Rover Discovery rebocou camião com 110 toneladas
Em 2017, em pleno lançamento do novo Discovery, a Land Rover resolveu levá-lo até às longas estradas australianas para que ele mostrasse do que era capaz ao rebocar um conjunto de 100 metros de comprimento e 110 toneladas.
Apesar do peso deste mega camião, o Discovery com um motor TD6 de 258 cv conseguiu rebocar o conjunto durante 16 quilómetros.
Jaguar F-Pace fez um "loop" espectacular em 2015
Em 2015, na noite antes da abertura do Salão automóvel de Frankfurt, e numa altura em que a marca britânica celebrava o seu 80º aniversário, a Jaguar resolveu espantar tudo e todos com mais um recorde do Guinness.
A marca britânica construiu uma estrutura gigante e lançou o F-Pace, o primeiro SUV da história da Jaguar, e o piloto britânico Terry Grant num "loop" gigante que ainda hoje continua a ser uma das maiores "loucuras" feitas com um automóvel.
Esta roda gigante tinha, no seu ponto mais alto, uma altura de 19.08 metros e a marca britânica garante que Terry Grant sentiu forças de 6.5 G!
Land Rover Discovery Sport puxou comboio de 108 toneladas
27 anos depois do Discovery original ter sido usado como locomotiva, o Discovery Sport repetiu a mesma façanha em 2017, na Suíça.
Este Land Rover foi adaptado para andar nos rails do comboio e puxou o conjunto de três vagões e 108 toneladas de peso durante cerca de 10 quilómetros.
Recorrendo ao motor diesel de 180 cv, binário máximo de 430 Nm e tecnologia de tracção integral da marca, este Land Rover Discovery Sport foi capaz de puxar um comboio com 58 vezes o seu peso. Impressionante!
Jaguar E-Pace entrou para o Guinness com acrobacia ao estilo de James Bond
Mais uma loucura da Jaguar e mais um recorde do Guinness para Terry Grant. Esta dupla voltou a surpreender tudo e todos em 2017, na apresentação do E-Pace, ao replicar o famoso salto "Barrel Roll" de Roger Moore no filme "007-The Man With The Golde Gun".
Este foi o 24º recorde do Guinness para o piloto britânico Terry Grant e o maior salto do género feito com um automóvel de produção.
Range Rover Sport dentro de um Boeing 747
Na apresentação do Range Rover Sport aos jornalistas, em 2013, a marca britânica criou um dos percursos de obstáculos mais radicais de sempre… dentro de um Boeing 747!
O primeiro desafio passou por subir uma rampa para chegar ao interior do 747. Em poucos metros, subimos quase 19 metros de altura, o equivalente a uma casa de três andares…
Uma vez lá dentro, andámos pela primeira classe, vencemos inclinações laterais de 27 graus e uma subida com uma inclinação superior a 30 graus. Atravessámos toda a fuselagem do avião e descemos nova rampa em direcção à pista, concluindo um desafio verdadeiramente impressionante.
Range Rover Sport PHEV subiu os 999 degraus da Porta do Céu
O Range Rover Sport PHEV foi o primeiro carro a subir os 999 degraus da enorme escadaria da montanha de Tianmen, na China, que vulgarmente é conhecido por "Porta do Céu".
Ao volante do Range Rover Sport P400e (de fábrica) esteve o piloto chinês-holandês Ho-Pin Tung, piloto de reserva da Panasonic Jaguar Racing na Fórmula E, que precisou de ultrapassar números verdadeiramente impressionantes: 99 curvas, 999 degraus, 45 graus de inclinação e 11.3 quilómetros de escada até à base da enorme escadaria.
O Range Rover Sport P400e usado por Ho-Pin Tung conta com um sistema híbrido que combina um motor eléctrico de 85 kW (aproximadamente 116 cv) e um bloco Ingenium a gasolina de 2.0 litros que debota 300 cv. Combinados debitam o equivalente a 404 cv de potência e 640 Nm de binário.