Aproveitando a onda favorável para os SUV, mercado em que tem grande experiência, a Mitsubishi prepara-se para lançar um ataque ao "rei" do segmento médio, o
Nissan Qashqai. E hoje revelou a silhueta do novo modelo que irá apresentar no salão de Genebra, dentro de mês e meio, para começar a vender durante este ano.
Ainda sem adiantar o seu nome, este novo "crossover" da Mitsubishi ficará acima do ASX e abaixo do Outlander, apresentando uma silhueta de contornos bastante dinâmicos. Em especial a traseira com o óculo bastante inclinado, mas também a frente com uma grelha "mergulhante".
Este novo modelo acaba por ser um herdeiro directo do protótipo apresentado no certame suíço de 2015, o XR-PHEV II (ver imagem ao lado), esse com um ar verdadeiramente desportivo. O carro de produção teve, contudo, de fazer compromissos a uma melhor habitabilidade, pelo que acabou por receber uma carroçaria um pouco mais convencional.
O XR-PHEV II tinha 4,49 m de comprimento, ou seja, cerca de 11 cm mais comprido que um Qashqai, mas é natural que o novo Mitsubishi seja mais curto que aquele protótipo, para ficar próximo das dimensões daquele que continua a ser a referência do segmento. Este será o primeiro modelo de uma ofensiva de produtos que a marca dos três diamantes tem prevista para os próximos três anos.
O destaque irá para a nova linguagem de "design", mais agressiva e marcante que nos últimos modelos, acusados de terem pouca… "chama". Foi por isso que, há três anos, a Mitsubishi foi buscar à Nissan um veterano do "design", Tsunehiro Kunimoto, cujo sucesso mais recente foi o Nissan Juke. Mal sabia, na altura, que viria a ser integrada na gestão da aliança Renault/Nissan…
Além de conhecermos as suas linhas definitivas e o seu nome, há uma outra curiosidade em torno deste novo SUV compacto da Mitsubishi: saber se terá uma versão híbrida, a exemplo do que sucedia com o "concept" que lhe serviu de inspiração. E que poderá também ser usada, no futuro, pelo Qashqai, depois de a Nissan manifestar interesse pelas versões híbridas…