Pesquisa
Actualidade

Nissan Qashqai: dez anos… parece que foi ontem!

18:20 - 16-01-2017
  43
Nissan Qashqai: dez anos… parece que foi ontem!
Com tantas marcas e modelos no mercado, quase todos os dias teríamos um aniversário para assinalar. Mas há modelos e modelos, há os que são importantes e os que… definem um segmento e esses merecem ser recordados. Foi o que sucedeu com o Nissan Qashqai, responsável mor pelo "boom" dos chamados "crossover" que está já a comemorar o seu 10.º aniversário! Pois é, parece que foi ontem…

Nissan Qashqai: dez anos… parece que foi ontem!


Alguns meses antes, a Nissan tinha levado um grupo de jornalistas de todo o Mundo a um velho armazém nos arredores do aeroporto de Roissy-Charles de Gaulle onde, sob enorme secretismo, tinha mostrado pela primeira vez a sua mais recente invenção. Não há duas oportunidades para criar uma boa primeira impressão e aquela foi muito bem aproveitada pela marca nipónica que, logo ali, recebeu um primeiro sinal do que a esperava: um sucesso como há muito não conhecia no Velho Continente!

Quando se iniciou a comercialização, no início de 2007, o mercado reagiu com espanto mas com enorme entusiasmo a esta nova proposta que, segundo o caderno de encargos, juntava o lado funcional das carrinhas com a possibilidade das "escapadelas" dos SUV. Revelou-se que os "visionários" da Nissan tinham acertado em cheio no tipo de automóvel que o mercado procurava e a procura foi tal que, nos primeiros tempos, as listas de espera foram engrossando, com a fábrica britânica de Sunderland a não dar resposta à procura! O Qashqai, pensado para a Europa, chegou a ter de ser fabricado no Japão para acelerar as entregas!

A partir daí criou-se o "segmento do Qashqai" o que, por si só, é o maior elogio que se pode fazer a um automóvel, tal como sempre houve o "segmento do Golf"… A rapidez com que o modelo japonês se tornou icónico foi, de facto, incrível, mas a marca não repousou perante o sucesso alcançado, continuando a melhorá-lo e lançando a versão "+2", com sete lugares.

Quando a concorrência se apercebeu do filão que a Nissan tinha descoberto, apressou-se a seguir o seu exemplo, mas já a marca nipónica estava a fazer a segunda geração do Qashqai que representou novo passo em frente, voltando a marcar uma posição de destaque para este emblemático modelo. Que, aos dez anos, é ainda um jovem que está, claramente a desbravar terreno numa carreira que se prevê longa, tendo agora chegado aos Estados Unidos, sob o nome de Rogue.

A Nissan está a planear, ao longo deste ano, diversas actividades e cerimónias, seja a nível das redes sociais ou de contacto com os clientes, para celebrar os dez anos deste importante modelo. Que foi fundamental para recolocar a marca nipónica no caminho do sucesso e do equilíbrio económico!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.