A Ferrari parece interessada em lançar um modelo "acesso à gama" com um preço abaixo dos seus padrões normais e há quem afirme que no segredo dos corredores de Modena, está a ser projectado um novo Dino…
O Dino é um clássico dos anos 70, um modelo que ajudou a potenciar as vendas da Ferrari e teve um projecto de desenvolvimento demorado. Em 1965 começaram a surgir alguns protótipos que mostravam que a Ferrari estava a preparar algo de diferente, e em 1968 surgiu um modelo que impressionou pela modernidade do seu aspecto desportivo e pela colocação de um motor V6 em posição central, uma arquitectura pouco comum na Ferrari.
Este coupé chamava-se apenas Dino, uma diferença que mostrou que em Maranello não se queriam misturar as águas. Por um lado, era fundamental potenciar as vendas com um modelo de elevadas performances, mas com um preço abaixo dos Ferrari, e por outro quis preservar a imagem da marca. Por isso, em alguma da publicidade da época foi referido como "Quase um Ferrari".
Foi produzido na versão coupé entre 1968 e 1974, mas também na configuração spider do tipo Targa com o tejadilho amovível. Foi como que uma resposta ao Porsche 911 Targa. Esta é a versão mais cobiçada, porque apenas foram produzidas 1 274 unidades, uma das quais (produzida em 1972) foi vendida este ano em Paris, atingindo os 286 mil euros num leilão realizado pela RM Sotheby’s.
É curioso que, se Enzo Ferrari deixou cair esta proposta, o motor V6 do Dino teve uma vida mais longa e esteve na origem do que surgiu no Lancia Stratos, que marcou uma época no Mundial de Ralis. Mas o Dino também pode ser visto como um marco na história da marca fundada por Enzo Ferrari, tanto na perspectiva industrial, como nos seus aspectos familiares.
Dino é o diminutivo de Alfredo Ferrari, o único filho do casamento do Comendador com a sua mulher Laura a quem Enzo era extremamente devotado. Piero Lardi, que nasceu de uma relação com uma enfermeira americana no período da II Guerra Mundial e trabalhou sempre em Maranello, só foi reconhecido após a morte de Laura Ferrari.
Dino nasceu em 1932 com graves problemas de saúde. Sofria de atrofia muscular. Estudou no Instituto Técnico de Modena e concluiu a sua formação em engenharia na Suíça. Começou a trabalhar na Ferrari, numa altura em que se falava que as regras da Fórmula 1 iriam mudar. Diz-se que, apesar da sua saúde frágil, era a única pessoa que Enzo ouvia, e foi dele que partiu a sugestão de desenvolver um motor V6 para responder à nova regulamentação técnica.
A aposta mostrou ser correcta, mas o jovem Dino não assistiu ao triunfo da sua ideia. Um problema de rins causou-lhe a morte em 1956, ainda antes dos motores V6 terem começado a rodar.
Na história da marca, o seu nome perdurou como a referência dos motores V6 e, mais tarde, de alguns V8. Para muitos foi um grande tributo de Enzo Ferrari ao seu filho, mas para outros um sinal do seu egocentrismo, porque considerava que apenas os modelos com motor V12 se poderiam chamar Ferrari. Na história há sempre mais do que um ponto de vista, e na saga de Enzo Ferrari não poderia ser diferente…
FICHA TÉCNICA
MOTOR V6
CILINDRADA 2 419 cc
POTÊNCIA 195 CV/7 600 rpm
BINÁRIO 225 Nm/5 500 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA 6,3 kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 239 km/h
0 A 100 KM/H 7,1 s
CONSUMO MÉDIO Não indicado
EMISSÕES DE CO2 Não indicado