O Salão Automóvel de Tóquio, que se realiza no final deste mês, é sempre marcado por um enorme desfile de concepts. E este ano não será diferente.
Hoje foi a vez da Toyota revelar algumas das criações que vai levar ao certame nipónico, e logo em dose dupla. O primeiro é um desportivo targa denominado GR HV Concept e o segundo Tj Cruiser Concept, uma criação que combina traços de um SUV com linhas de um monovolume. Mas vamos por partes.
Primeiro vamos centrar atenções para o desportivo GR HV. As iniciais GR significam Gazoo Racing, o departamento de altas performances da Toyota, e as iniciais HV referem que se trata de um híbrido.
Os responsáveis da marca japonesa garantem que este concept desportivo foi inspirado no mítico Supra e no Sports 800 que corre no mundial de resistência WEC. Ainda assim, e olhando para o desenho deste modelo, aquilo que nos lembramos de imediato é de outro pequeno desportivo da Toyota, o GT 86.
Destacam-se os faróis dianteiros com um desenho revolucionário, a carroçaria do tipo targa e a enorme saída de escape incorporada no difusor traseiro.
Equipado com um propulsor híbrido que a Toyota ainda não detalhou, este protótipo conta com tracção traseira e transmissão automática. Ainda assim, os condutores também poderão optar por uma configuração manual de seis velocidades, tudo apenas com o premir de um botão.
Toyota Tj Cruiser Concept
Se o primeiro protótipo é um verdadeiro desportivo, este segundo não podia ser mais diferente. Trata-se de um concept que combina os aspectos de um SUV e de um monovolume. O design até pode nem agradar a muitos, mas somos obrigados a reconhecer que este protótipo é uma espécie de "canivete suíço".
Desenhado para "condutores com estilos de vida em que o trabalho e o lazer se encaixam perfeitamente", as iniciais deste modelo, Tj, representam "Toolbox" – ou caixa de ferramentas – e "joy" – alegria -. Quanto ao Cruiser, os verdadeiros amantes da marca nipónica dispensam a explicação, já que este é um nome repleto de tradição dentro da fabricante do país do sol nascente.
O "look" quadrangular da carroçaria só fica completo com uma película que protege o tejadilho, o capot e os pára-choques de riscos e lama. A suspensão dura, as jantes de 20 polegadas, os pneus rugosos e o sistema de tracção integral encarregam-se de dar a esta proposta as "ferramentas" necessárias para ultrapassar os desafios fora de estrada.
Os assentos podem estar levantados para transportar passageiros ou podem ser recolhidos para que o espaço da bagageira cresça e possa levar consigo pranchas de surf, bicicletas ou outros equipamentos.
Equipado com um propulsor híbrido de 2.0 litros, a estreia deste Tj Cruiser Concept vai acontecer no Salão de Tóquio mesmo dia do GR HV Concept, 25 de Outubro.