Não foi uma surpresa do Salão Automóvel de Genebra, porque já tinha sido apresentado no final do mês de Fevereiro, mas o Concept 508 Peugeot Sport Engineered não deixou de ser um dos protótipos que mais entusiasmou quem passou pelo certame suíço.
E talvez por isso a marca de Sochaux não perdeu tempo e já afirmou que o Concept 508 Peugeot Sport Engineered é mesmo para produzir. A confirmação foi feita pelo próprio CEO da Peugeot, Jean-Phillippe Imparato, através da sua conta de Twitter.
O "patrão" da marca do leão respondeu de forma peremptória ao "tweet" de um jornalista automóvel que dava conta de que havia uma ligeira possibilidade de que fosse produzido. "Não é uma ligeira possibilidade, nós vamos fazê-lo!", escreveu Imparato.
It's not a slim chance... We ARE going to make it! #GIMSSWISS #Peugeot508Concept https://t.co/1yCcsgm4M6
— Jean-Philippe Imparato (@JPImparato) 5 de março de 2019
Apelo não lhe falta, afinal estamos a falar de um híbrido que combina um bloco a gasolina com 1,6 litros de cilindrada e 200 cv com dois motores eléctricos, um no eixo dianteiro (110 cv) e outro no eixo traseiro (200 cv). A potência total combinada não é a soma das partes mas ronda os 400 cv de potência e os 500 Nm de binário.
Estes números são suficientes para uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,3 segundos e para que este protótipo chegue aos 250 km/h de velocidade máxima limitada. Em modo 100% eléctrico o Concept 508 Peugeot Sport Engineered será capaz de percorrer 50 quilómetros graças a um "pack" de baterias com 11,8 kWh de capacidade.
Por comparação com o Peugeot 508 convencional e para suportar este aumento de potência e responder às necessidades de um modelo de elevadas performances, a Peugeot alargou as vias (24 mm à frente e 11 mm atrás), tornou a direcção mais directa, dilatou os discos de travão para 380 mm e rebaixou a suspensão.
A carroçaria em fibra de carbono permitiu manter o peso controlado, mas é a grande asa traseira e os vários elementos aerodinâmicos que lhe garantem uma imagem agressiva que ajuda a vincar o carácter desportivo desta proposta.
E se isto é verdade para o exterior, também o é para o habitáculo, onde elementos como bancos desportivos estilo "bacquet" com detalhes em verde e vários apontamentos em fibra de carbono roubam todas as atenções.
É certo que a versão de produção poderá ter números diferentes e uma imagem ligeiramente mais convencional, mas a confirmação de que a marca o vai produzir não deixa de merecer aplausos, sobretudo porque surge poucos dias depois da fabricante gaulesa ter acabado com a esperança dos que queriam ver o Concept Peugeot E-Legend produzido…