O salão de Pequim foi um corrupio de novidades tendo como centro a base do novíssimo SUV XC40 acabadinho de lançar pela Volvo, mas a ser partilhada por três marcas, a sueca, a chinesa Lynk & Co, como já se sabia, mas também, afinal, pela "casa-mãe". A Geely apresentou um "concept" de um futuro SUV, o Icon, feito sobre a plataforma CMA do Volvo XC40 e, embora não tenha dito qualquer palavra sobre motorizações, os muitos retoques azuis por fora e por dentro, remetem logo para uma propulsão eléctrica.
Aproveitando estar em casa da sua proprietária, a Geely, a Volvo aproveitou para também anunciar algumas metas importantes para o mercado chinês, embora algumas até já fossem conhecidas. Por exemplo, a intenção da marca sueca de, a partir do próximo ano, todos os seus novos modelos estarem disponíveis como híbridos, híbridos "plug-in" ou eléctricos puros.
Por fim, há ainda a Lynk & Co, cujos primeiros modelos, o 01 (imagem ao lado) e o 02, serão fabricados também na Europa, na fábrica de Bruxelas onde é feito o Volvo XC40 com que partilha a plataforma. A marca chinesa (também do portfólio da Geely) confirmou que a produção europeia arrancará em 2019 para as vendas começarem no ano seguinte, mas anunciou que, ao contrário do que sucede na China onde está a vender, com apreciável sucesso, versões a gasolina e Diesel, na Europa apenas irá comercializar versões híbridas e eléctricas.
Como se vê, a Geely sabia bem o que estava a fazer quando injectou o "bolo" financeiro necessário para que a Volvo desenvolvesse a nova plataforma CMA! Agora é todo um grupo que a irá utilizar em várias famílias de produtos.