Pesquisa
Novos Modelos

Novo Audi A5 Cabriolet vai chegar em Maio

12:00 - 04-11-2016
  3
Novo Audi A5 Cabriolet vai chegar em Maio
Em antecipação à sua primeira aparição púbica, no salão de Los Angeles, a 17 de Novembro, a Audi mostrou já a segunda geração do A5 Cabriolet – bem como a versão mais desportiva, a S5 Cabriolet – que chegará ao mercado em Maio do próximo ano. Este será, pois, o terceiro A5 a ser totalmente renovado, depois do coupé e do Sportback.

Tal como aquelas outras carroçarias, também este A5 Cabriolet recorre à nova plataforma MLB Evo do Grupo VW, utilizada para modelos com motores em posição longitudinal. Que é de tal forma modular que serve também… para o grande SUV Q7! O novo A5 Cabriolet mede 4,67 m de comprimento, sendo 4,7 cm mais longo que o antecessor, anunciando a marca mais espaço para as pernas dos passageiros dos lugares traseiros (que bem precisavam…), graças a uma distância entre eixos ligeiramente maior (14 mm) e a bancos mais compactos.

A principal característica deste modelo é, obviamente, a sua capota de lona que recebe agora um comando que, apenas com um toque, permite a abertura e fecho em 15 e 18 segundos, respectivamente. Operações realizáveis com o carro em movimento, a uma velocidade até aos 50 km/h. Valores semelhantes aos da capota de lona do rival Mercedes Classe C Cabrio, mas bastante mais rápidos que os do tejadilho rígido retráctil do BMW Série 4 Cabrio.

Novo Audi A5 Cabriolet vai chegar em Maio


A capota, quando recolhida, "rouba" um pouco da volumetria da mala (a marca não anunciou quanto) que, no entanto, aumentou 60 litros para referenciais 380 litros. Os bancos traseiros são rebatíveis na proporção 50:50, enquanto a abertura da mala pode ser eléctrica, havendo ainda a opção de ser accionada passando o pé sob o pára-choques traseiro. No interior – em tudo semelhante ao da nova geração do A5 – destaque para a presença de pequenos microfones nos cintos de segurança dianteiros, de forma a melhorar a captação das ordens para os comandos por voz.

Apesar das dimensões relativamente maiores, quando comparada com a geração anterior, e da maior quantidade de equipamento embarcado, a segunda geração do A5 Cabrio consegue ser até 40 kg mais leve. O recurso mais intensivo ao alumínio e a aços de ultra resistência explica esta "dieta" que tem boas consequências no comportamento dinâmico (centro de gravidade mais baixo e maior agilidade), bem como nas prestações e consumos/emissões.

Em termos mecânicos, o A5 Cabriolet terá, no momento do lançamento mundial, o 2.0 TFSI de 252 cv e os Diesel 2.0 TDI de 190 cv e V6 3.0 TDI de 218 cv. A que se juntará a versão mais desportiva, a S5 Cabriolet, com o motor 3.0 V6 TFSI de 354 cv que lhe permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 s! Esta é a única versão disponível apenas com tracção integral (sistema quattro), todas as outras são vendidas como tracção dianteira, podendo ter o sistema quattro em opção. As caixas serão manuais de 6 velocidades ou automáticas S tronic de 7 velocidades ou multitronic de 8 relações, consoante as potências.

Numa segunda fase, pouco depois, aparecerão os motores 2.0 TFSI de 190 cv e 3.0 V6 TDI de 286 cv, também este apenas disponível com tracção integral. Em Portugal, o lançamento do Audi A5 Cabriolet está aprazado para Maio de 2017, começando pelos dois TDI – 2.0 de 190 cv e V6 3.0 de 218 cv – e pelo S5 Cabriolet de 354 cv, única versão a gasolina disponível. Só mais tarde chegará o motor V6 3.0 TDI de 286 cv.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.