O tão aguardado SUV da Mitsubishi que vai rivalizar (entre outros) com o
Nissan Qashqai já tem nome: Eclipse Cross, numa clara referência ao desportivo Eclipse que a Mitsubishi vendeu entre 1989 e 2012, sobretudo na América do Norte.
Com apresentação pública marcada para Março, durante o Salão Automóvel de Genebra, este Eclipse Cross vai ser maior do que o ASX e mais pequeno do que o Outlander, ajudando assim a marca nipónica a alargar a sua oferta no campo dos SUV, numa aposta clara num dos segmentos mais populares e rentáveis da actualidade e que ainda deve dar origem a um modelo mais compacto que o ASX até 2020.
No que ao design diz respeito, as duas novas imagens reveladas pela marca japonesa mostram algumas semelhanças com o Outlander e com o XR-PHEV II (concept apresentado no Salão de Genebra do ano passado – ver galeria), mas a assinatura LED e a linha (estilo coupé) do tejadilho garantem identidade a um modelo que promete deixar a concorrência em sentido.
Convém recordar que design ficou a cargo de Tsunehiro Kunimoto, que passou 40 anos na Nissan e foi responsável, entre outros, por modelos como o Nissan Juke.
A Mitsubishi ainda não confirmou as especificações técnicas para este Eclipse Cross, mas é seguro afirmar que no lançamento deverá estar disponível com um motor 1.6 a gasolina que encontramos no ASX e um 2.2 diesel semelhante ao que a marca dos três diamantes oferece no Outlander. Mas a maior incógnita neste momento é perceber se à imagem do que acontecia com o concept XR-PHEV II este Eclipse Cross vai ter uma versão híbrida.