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Lancia leva Rally 037 ao Rétromobile e destaca restauro de ''clássicos''

12:38 - 30-01-2023
 
Lancia leva Rally 037 ao Rétromobile e destaca restauro de ''clássicos''Lancia leva Rally 037 ao Rétromobile e destaca restauro de ''clássicos''Lancia leva Rally 037 ao Rétromobile e destaca restauro de ''clássicos''Lancia leva Rally 037 ao Rétromobile e destaca restauro de ''clássicos''Lancia leva Rally 037 ao Rétromobile e destaca restauro de ''clássicos''Lancia leva Rally 037 ao Rétromobile e destaca restauro de ''clássicos''
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Marcas que fizeram história no mundo desportivo automóvel assentam arraiais no Rétromobile, salão de "clássicos" que arranca esta terça-feira em Paris.

A Lancia irá apresentar o programa Classiche Heritage, concebido para proteger e promover os veículos históricos da insígnia italiana.

É composto por um certificado de origem e outro de Autenticidade, para depois ser complementado pelo serviço de restauro.

Tem por objectivo localizar os registos de produção e a documentação técnica usada pela comissão para analisar os dados sobre os veículos inspeccionados.

A título de exemplo, em exposição irá estar o mítico Lancia Rally 037, último carro de duas rodas motrizes a vencer o Mundial de Ralis em 1983.

Baseado no Beta Montecarlo, o super desportivo não foi originalmente concebido para uma produção em larga escala.

Apresentado em 1982, no salão automóvel de Turim, foram produzidas 200 unidades para efeitos de homologação para garantir o acesso ao Grupo B.

Equipado com um motor de quatro cilindros, a potência variava entre os 260 e 305 cv em função da cilindrada do motor, que ia de 1995 a 2111 cc.

O Rally 037, dos quais apenas 53 exemplares foram preparados para competição provou ser um carro leve e ágil com elevado desempenho.

A sua superior motricidade e comportamento dinâmico deveu-se à sua estrutura original monobloco e tubular, "adaptada" pelos técnicos da Pininfarina.

A carroçaria, muito agressiva sem perder elegância, foi concebida em poliéster com reforços em fibra de vidro.

Comportava vários apêndices aerodinâmicos para maior carga ao solo, incluindo uma asa traseira que o distinguia entre os seus pares.

Ao lado do Lancia Rally 037, estará a sua variante Stradale mais "civilizada", assim como o Lancia Stratos Livrea Alitalia e o Lancia Delta HF Integrale.

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