Era um dos lançamentos mais aguardados da edição deste ano do Salão Automóvel de Genebra e não defraudou as expectativas. Trata-se do Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo by Pininfarina, a primeira criação da Fittipaldi Motors.
O nome é extenso e sugere várias ligações, a começar logo pelo próprio Emerson Fittipaldi, fundador da Fittipaldi Motors e antigo campeão do mundo de F1 por duas ocasiões, dois troféus a que ainda juntou um triunfo na mítica prova "Indy 500".
Igualmente associados a este supercarro estão os nomes do célebre estúdio de design Pininfarina e a preparadora de competição HWA – criada por Hans-Werner Aufrecht, que também fundou a
AMG.
Qualquer um dos nomes dispensa apresentações, mas é importante perceber que esta criação resulta de um esforço conjunto de várias partes. Numa primeira instância, é importante destacar que este modelo surge numa altura em que a Pininfarina e a Ferrari colocaram definitivamente um "termo" à sua ligação, uma vez que o Ferrari F12 Berlinetta –
agora substituído pelo Ferrari 812 Superfast – era o
último modelo no catálogo da marca de Maranello com assinatura do referido estúdio de design italiano, pelo que este EF7 pode ser visto como uma afirmação do presente por parte da Pininfarina, que desde Dezembro de 2015 pertence aos indianos da Mahindra.
Já a HWA, e tal como referimos acima, foi criada por Hans-Werner Aufrecht - fundador da AMG - e é responsável pelos Mercedes do DTM, pelo que também vê neste Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo by Pininfarina uma forma de afirmar os seus créditos fora do mundo da competição.
Explicado que está o nome, importa adiantar que este EF7 será – pelo menos por enquanto – uma "máquina" para as pistas e para os famosos "track days". Com um chassis construído em fibra de carbono e do tipo "monocoque", esta construção não só oferece um peso muito reduzido (1000 kg) como garante a robustez que as regras de segurança da FIA exigem.
A "alimentar" este EF7 está um motor de 4.8 litros V8 naturalmente aspirado que debita 600 cv de potência e 510 Nm de binário máximo desenvolvido especificamente para este veículo pela HWA, que também é responsável pelo sistema de suspensão, travões e pela caixa sequencial de seis velocidades integrada na estrutura.
No que ao design exterior diz respeito, destacam-se os enormes apoios aerodinâmicos que foram "desenhados" no túnel de vento da Pininfarina e que vão aumentar a aderência ao solo e diminuir a resistência ao ar.
Fittipaldi EFT Vision Gran Turismo é “monstro” de 600 cv para as pistas!
Apesar de não serem conhecidos detalhes técnicos, é seguro afirmar que o EF7 será uma "máquina" rápida, muito rápida. Mas há uma questão que se levanta: onde poderemos conduzir este EF7? Bem, se for um dos interessados precisa de saber que não estará só a comprar um carro rápido mas sim uma experiência completa. É que quem comprar este EF7 não só poderá personalizar o seu exemplar de acordo com os seus gostos como vai receber uma espécie de aula – em pista – com o próprio Emerson Fittipaldi.
Mas há mais! A "Fittipaldi Racing Club" vai garantir ainda um sistema de "licenças" onde os condutores poderão avançar no que aos níveis de competição diz respeito, sendo que serão ainda organizados eventos exclusivos e dias de "track days" em circuitos de todo o mundo.
Mas se comprar este supercarro da Fittipaldi Motors não estiver nos seus planos, há mais uma forma de se sentar ao volante deste "monstro" de 600 cv, pelo menos no mundo... virtual. É que tal como o nome indica, este EF7 estará disponível no jogo Gran Turismo Sport que em breve vai estrear na Playstation 4, ligação esta que justifica a presença de Kazunori Yamauchi, presidente da Polyphony Digital Inc. e criador da saga Gran Turismo no evento de lançamento no salão de Genebra.
Resta saber se depois desta criação para ser usada em pista Fittipaldi também vai pensar em criar uma versão menos "hardcore" para ser homologada para circular nas estradas.