Pesquisa
Actualidade

Ferrari e Pininfarina: “morreu” uma relação de 66 anos!

13:53 - 25-02-2017
  278
Ferrari e Pininfarina: “morreu” uma relação de 66 anos!Ferrari 288 GTOFerrari 288 GTOFerrari 288 GTOFerrari F50Ferrari F40Ferrari F40ferrari 458 ItaliaFerrari DaytonaFerrari DaytonaFerrari 456 GTFerrari 456 GTFerrari 456 GTFerrari TestarossaFerrari TestarossaFerrari TestarossaFerrari 250 GTE 2+2Ferrari 250 GTE 2+2Ferrari 375 MMFerrari 375 MM
Ferrari e Pininfarina: “morreu” uma relação de 66 anos!Ferrari 288 GTOFerrari 288 GTOFerrari 288 GTOFerrari F50Ferrari F40Ferrari F40ferrari 458 ItaliaFerrari DaytonaFerrari DaytonaFerrari 456 GTFerrari 456 GTFerrari 456 GTFerrari TestarossaFerrari TestarossaFerrari TestarossaFerrari 250 GTE 2+2Ferrari 250 GTE 2+2Ferrari 375 MMFerrari 375 MM
Com a apresentação do Ferrari 812 Superfast, não foi só o F12berlinetta que "acabou". A chegada do 812, que conta com um motor V12 de 800 cv de potência, marcou igualmente o fim de uma era dentro da fabricante de Maranello, já que o F12 era o último modelo no catálogo da Ferrari que tinha sido desenhado pela Pininfarina.

Recorde-se que o estúdio de design Pininfarina – que desde 2015 pertence aos indianos da Mahindra -, foi fundado em 1930 e começou a trabalhar com a Ferrari em 1951, numa ligação que se estendeu até este século e que curiosamente se iniciou num restaurante em Tortona, uma pequena cidade entre Turim e Modena (e portanto terreno neutro), uma vez que nem Battista "Pinin" Farina nem Enzo Ferrari se queriam reunir nas sedes um do outro.

Esta reunião deu início a uma ligação que se prolongou até este século. E se nos anos 50 e 60 a Ferrari "trabalhava" com vários carroçadores, a partir dos anos 70 quase todos os Ferrari de produção foram "desenhados" pelo estúdio Pininfarina.

Desta forma, o nome Pininfarina ficou inevitavelmente ligado às raízes da marca do "Cavallino Rampante", mas tudo começou a mudar há seis anos, quando foi inaugurado o "Centro Stile Ferrari". Não deixa de ser curioso constatar que este acontecimento coincidiu com a morte de Sergio Pininfarina, filho de Battista que acabaria por assumir o comando da marca e fazê-la crescer, ao mesmo tempo que acompanhava de perto este crescimento da relação entre a Ferrari e a Pininfarina.

Mas se o departamento de design da Ferrari até começou por trabalhar em parceria com a Pininfarina, assumiu de forma independente o desenho e o desenvolvimento de um dos modelos mais marcantes da história recente da marca, o LaFerrari. "Não há nada da Pininfarina no LaFerrari", afirmou o então "chairman" da Ferrari, Luca di Montezemolo, no evento de lançamento do LaFerrari.

Este lançamento marcou o início de uma revolução no que ao design da Ferrari diz respeito, porque se nessa altura o California, 458 e o FF todos tinham o "dedo" da Pininfarina, nos anos seguintes os seus sucessores – California T, 488 e GTC4Lusso respectivamente – todos passaram a integrar o "portfólio" de trabalhos do centro de estilo da Ferrari.

Isso fez com que a "berlinetta" F12 fosse o único modelo do catálogo da Ferrari com a "marca" Pininfarina, até agora, altura em que foi substituído pelo novo 812 Superfast.

Isto não quer dizer que a nova linguagem de design da Ferrari não tenha influências da Pininfarina nem que ambas as marcas não possam voltar a trabalhar juntas no futuro, mas é um momento significativo na história da Ferrari e na história do mundo automóvel, tal é a quantidade de modelos marcantes que estas duas marcas criaram.

Porém, há muito que a Pininfarina deixou de ser um simples "estúdio de design" para passar a construir carros por encomenda e protótipos, sendo que um dos projectos mais recentes é o Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo by Pininfarina que a marca criou para a Fittipaldi Motors - empresa fundada pelo antigo piloto Emerson Fittipaldi – e que fará a sua estreia em Março, no Salão Automóvel de Genebra.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
marianna.bracco   15:54 - 16-03-2017
VOTAR
Quem escreveu essa materia? Gostaria de estar em contato direto com o jornalista! A relacao nao acabou! Ela apenas diluiu porque a Pininfarina esta agora imensamente focada nos projectos de expansao em outros setores como o natico (Schaefer by Pininfarina), arquitetonico (Cyrela by Pininfarina)!!!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.