Pesquisa
Salões

10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra

09:58 - 07-03-2018
  45
10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra
10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra10 destaques marcantes do Salão de Automóvel de Genebra

O Salão Automóvel de Genebra é sempre um dos certames mais marcantes do ano. Mas, para além das novidades que temos vindo a acompanhar, há outras histórias e curiosidades que nos chamaram a atenção. Vejamos…

1 FERRARI. A marca de Maranello há muito que elegeu Genebra para a apresentação de novidades. Sempre o foi e voltou a ser assim com o novo 488 Pista. É um coupé fantástico, o mais potente modelo de motor central já produzido pelos italianos, mas estamos certos que mesmo sem estes atributos seria um dos modelos mais procurados. O stand da Ferrari esteve sempre cheio, apesar do acesso ter estado vedado durante largos períodos.

2 ABERRAÇÃO DO ANO. Muitos carroçadores vão a Genebra à procura de notoriedade. Uns, mais conhecidos, visam atrair a atenção de potenciais clientes, outros querem apenas sair do anonimato. Foi o que aconteceu com os alemães da Klassen Automobile que, entre muitas propostas bizarras, mostraram o Range Rover + 1016. O nome explica quase tudo: é um Range Rover e, como todos eles, deveria medir cinco metros de comprimento, mas este é uma limousine e tem mais 1.016 mm de comprimento. Quem tem necessidade de um veículo com 6,016 metros?...

3 VIVA A NOSTALGIA. No "Aquela Máquina" já tínhamos falado no renascimento do Lancia Stratos dos anos 70, numa iniciativa da Manifattura Automobili Torino. Criada em 2014 por Paolo Garella, anunciou que vai produzir 25 unidades do "novo" Stratos com base na mecânica de um Ferrari F430. O modelo não faltou à chamada e captou a atenção de todos quantos o viram, ou não fosse o "velho" Stratos um dos mais bonitos desportivos de sempre.

4 FUTURO DO DIESEL… Nos corredores do salão falou-se muito do futuro dos motores de combustão interna. É certo que marcas como a Jaguar/Land Rover reafirmaram a sua aposta nos motores a gasolina, mas também nos diesel, e que a Mercedes voltou a garantir que continua apostada no desenvolvimento de novos motores a gasóleo, menos poluentes. Mas, ao mesmo tempo, os franceses, que já lideraram as vendas de motores diesel, reconhecem que a procura tem vindo a cair a um ritmo muito mais rápido do que o esperado. E a Toyota referiu em Genebra que até ao final do ano vai deixar de vender automóveis com motores a gasóleo, para se concentrar nos híbridos e nos gasolina.

5 ELECTRIFICAÇÃO talvez tenha sido a palavra mais repetida durante o salão. Desde as marcas ‘premium’ como a Jaguar, que apresentou o novo I-Pace, ou da Porsche que mostrou o Mission E Cross, para não falar nos generalistas como a Hyundai, que lançou o SUV Kauai eléctrico, até aos pequenos fabricantes mais ou menos artesanais, todos mostraram propostas nesta área. É certo que uns afirmam que "tudo está a mudar muito depressa" e outros argumentam que o futuro próximo passa pelos híbridos. Ms seja qual for o rumo, as coisas já não são o que eram…

6 SUV’s. A discussão sobre os motores eléctricos distraiu um pouco as atenções do fenómeno SUV, mas ele é imparável e, se a oferta é cada vez maior, a procura não pára de crescer. Há meia dúzia de anos, quem diria que um SUV poderia vencer o título de "Carro do Ano Internacional"?... Certamente poucos, mas o júri reunido em Genebra deu a vitória ao Volvo XC40 e no certame surgiram muitas propostas novas que vão chegar ao mercado nos próximos tempos: é o caso do Honda CR-V, do Lexus UX, do Hyundai Santa Fé, do Ford Edge ST Line, etc.

7 PEUGEOT 508. Mas em Genebra ainda houve espaço para conhecer automóveis tradicionais como o novo Peugeot 508. É um modelo de três volumes e quatro portas, elegante, bem construído e com uma boa qualidade geral. Gostámos da proposta, mas admitimos que os franceses nunca tiveram grande sucesso neste segmento. Mesmo assim, esta berlina tem condições para marcar posição no seu segmento.

8 MERCEDES AMG GT COUPÉ. Pode não ter o carácter musculado do AMG GT com o seu longo nariz, mas afirma uma imagem marcadamente desportiva sem descurar o dinamismo e depois tem versões AMG 63 de 585 cv, AMG 63+ com 640 cv e ainda o novo motor AMG 53 de 435 cv com mais 22 cv assegurados por um "boost" eléctrico. Ainda bem que continua a haver automóveis como este!...

9 RANGE ROVER SV COUPÉ. Elegância, luxo, performances elevadas e polivalência de utilização marcam uma série muito especial da Land Rover. É um coupé, e só tem duas portas e um habitáculo 2+2. Pode parecer uma simples evolução, mas para além do capot dianteiro e a parte inferior da traseira serem comuns, todos os restantes painéis são diferentes. Será produzido "à mão" pela SVO e só estão previstas 999 unidades com um preço que andará entre os 330 e os 350 mil euros…

10 SAUDADES DAS MODELOS. As marcas presentes no salão de Genebra levaram à risca a recomendação para deixarem de lado as modelos que faziam as delícias dos fotógrafos. A ideia até nem era nova, já várias vezes se tinha abordado este tema, mas desta vez a coisa à séria. Nem mesmo as marcas italianas que costumavam ter os stands melhor frequentados, mostraram qualquer modelo. Só um ou outro pequeno construtor fugiu à regra mas, mesmo assim, de forma discreta. 

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.