O Salão Automóvel de Genebra é sempre um dos certames mais marcantes do ano. Mas, para além das novidades que temos vindo a acompanhar, há outras histórias e curiosidades que nos chamaram a atenção. Vejamos…
1 FERRARI. A marca de Maranello há muito que elegeu Genebra para a apresentação de novidades. Sempre o foi e voltou a ser assim com o novo 488 Pista. É um coupé fantástico, o mais potente modelo de motor central já produzido pelos italianos, mas estamos certos que mesmo sem estes atributos seria um dos modelos mais procurados. O stand da Ferrari esteve sempre cheio, apesar do acesso ter estado vedado durante largos períodos.
3 VIVA A NOSTALGIA. No "Aquela Máquina" já tínhamos falado no renascimento do Lancia Stratos dos anos 70, numa iniciativa da Manifattura Automobili Torino. Criada em 2014 por Paolo Garella, anunciou que vai produzir 25 unidades do "novo" Stratos com base na mecânica de um Ferrari F430. O modelo não faltou à chamada e captou a atenção de todos quantos o viram, ou não fosse o "velho" Stratos um dos mais bonitos desportivos de sempre.
4 FUTURO DO DIESEL… Nos corredores do salão falou-se muito do futuro dos motores de combustão interna. É certo que marcas como a Jaguar/Land Rover reafirmaram a sua aposta nos motores a gasolina, mas também nos diesel, e que a Mercedes voltou a garantir que continua apostada no desenvolvimento de novos motores a gasóleo, menos poluentes. Mas, ao mesmo tempo, os franceses, que já lideraram as vendas de motores diesel, reconhecem que a procura tem vindo a cair a um ritmo muito mais rápido do que o esperado. E a Toyota referiu em Genebra que até ao final do ano vai deixar de vender automóveis com motores a gasóleo, para se concentrar nos híbridos e nos gasolina.
6 SUV’s. A discussão sobre os motores eléctricos distraiu um pouco as atenções do fenómeno SUV, mas ele é imparável e, se a oferta é cada vez maior, a procura não pára de crescer. Há meia dúzia de anos, quem diria que um SUV poderia vencer o título de "Carro do Ano Internacional"?... Certamente poucos, mas o júri reunido em Genebra deu a vitória ao Volvo XC40 e no certame surgiram muitas propostas novas que vão chegar ao mercado nos próximos tempos: é o caso do Honda CR-V, do Lexus UX, do Hyundai Santa Fé, do Ford Edge ST Line, etc.
8 MERCEDES AMG GT COUPÉ. Pode não ter o carácter musculado do AMG GT com o seu longo nariz, mas afirma uma imagem marcadamente desportiva sem descurar o dinamismo e depois tem versões AMG 63 de 585 cv, AMG 63+ com 640 cv e ainda o novo motor AMG 53 de 435 cv com mais 22 cv assegurados por um "boost" eléctrico. Ainda bem que continua a haver automóveis como este!...
9 RANGE ROVER SV COUPÉ. Elegância, luxo, performances elevadas e polivalência de utilização marcam uma série muito especial da Land Rover. É um coupé, e só tem duas portas e um habitáculo 2+2. Pode parecer uma simples evolução, mas para além do capot dianteiro e a parte inferior da traseira serem comuns, todos os restantes painéis são diferentes. Será produzido "à mão" pela SVO e só estão previstas 999 unidades com um preço que andará entre os 330 e os 350 mil euros…
10 SAUDADES DAS MODELOS. As marcas presentes no salão de Genebra levaram à risca a recomendação para deixarem de lado as modelos que faziam as delícias dos fotógrafos. A ideia até nem era nova, já várias vezes se tinha abordado este tema, mas desta vez a coisa à séria. Nem mesmo as marcas italianas que costumavam ter os stands melhor frequentados, mostraram qualquer modelo. Só um ou outro pequeno construtor fugiu à regra mas, mesmo assim, de forma discreta.