O nosso website armazena cookies no seu equipamento que são utilizados para assegurar funcionalidades que lhe permitem uma melhor experiência de navegação e utilização. Ao prosseguir com a navegação está a consentir a sua utilização. Para saber mais sobre cookies ou para os desativar consulte a Política de Cookies Medialivre.
Tudo indica que estamos a chegar ao fim do tempo das mentiras sobre os consumos e as emissões poluentes declaradas por TODOS os construtores automóveis. Foi preciso "agarrar" um Grupo/Marca com o peso da VW para abrir os olhos daqueles que nunca quiseram ver a FRAUDE que, em maior ou menor grau, foi praticada por todos.
É legítimo que aqueles que são acusados, ou olhados com suspeição, sacudam a água do capote, argumentando que agiram de acordo com a lei, mas não podemos esquecer que também eles ajudaram a arquitectar as regras que os "absolvem". Tudo se resume numa sigla enigmática – ciclo NEDC – que o comum dos mortais nem suspeita que existe.
Para não baralhar ainda mais a questão, dizemos apenas que o NEDC permite que os testes de consumos e emissões sejam realizados em laboratórios, em ambientes mais do que artificiais, sem qualquer relação com o dia-a-dia da vida de um motor/automóvel e, em muitos casos, sem que o motor esteja próximo do automóvel em que virá a ser utilizado.
Isto nunca fez sentido, mas foi necessário transformar-se num escândalo nos EUA para a Europa perceber que é fundamental mudar as regras. É isso que vai acontecer, mas teremos de esperar mais um ano para que seja adoptada uma nova legislação para medição de consumos e emissões poluentes, que já tem nome: Real Driving Emissions test (RDE).
Este trabalho está a ser realizado pela Comissão Europeia, e em Bruxelas o tempo tem muito tempo e nunca não há pressas. Por isso, até há construtores como o Grupo PSA, que já avançaram com os valores reais dos consumos dos modelos Peugeot/Citroën/DS e os resultados são esclarecedores sobre a mentira dos valores NEDC e a (menos escandalosa) realidade que poderá surgir com o RDE.
Mesmo assim, os testes RDE não vão acabar com os ensaios laboratoriais NEDC. Tudo indica que vão apenas complementá-los até que seja adoptada uma nova regra burocrática – o World Harmonized Light Vehicle Test Procedure (WLTP) – que se tudo correr bem nunca surgirá antes de 2018...
Diz-se que o WLTP será um teste mais realista. Irá determinar condições de utilização próximas da realidade, acelerações e desacelerações típicas de uma utilização quotidiana e obrigará os veículos a integrarem níveis de equipamento de conforto e segurança pré-definidos, porque o peso é fundamental para o consumo.
Também estão previstos testes de estrada em percursos usuais para medir as emissões de poluentes com um sistema específico associado a um GPS e a uma estação meteorológica para verificar onde foram realizados, a que altitude e quais as condições. Estes dados serão analisados e só depois certificados.
À partida o processo parece ser demasiado burocrático, mas se funcionar cá estaremos para aplaudir os resultados. Até lá, o melhor é esperar para ver e continuar a acreditar que carros como o novo Honda NSX de 581 cv, que está a ser apresentado no Autódromo do Estoril, são capazes de realizar consumos médios de 10 litros aos 100 km...
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.