![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
A Cupra não pára de elevar a exclusividade do seu Formentor: em causa está a nova edição VZ5 BAT, limitada a 500 exemplares.
A distinguir esta primeira variante do SUV mais potente da gama estão diversos elementos exteriores e interiores que realçam o seu carácter mais emotivo… mas também mais sombrio!
Inédito é o quase desaparecimento dos tons em cobre que sempre distinguiram os modelos da marca; apenas as pinças de travão nas rodas dianteiras mantêm esta cor distintiva.
Afinal, o que o irá realçar ainda mais na estrada é o seu design "a preto sobre preto", nas palavras de Sven Schuwirth, responsável pela divisão de operações da marca espanhola.
A identidade desportiva é reforçada, por fora, pelos elementos em preto brilhante, desde as barras do tejadilho até à grelha, sem esquecer as caixas dos retrovisores laterais em fibra de carbono.
As jantes em liga leve de 20 polegadas no mesmo tom, e as ponteiras de escape em preto cerakote realçam de forma determinante o seu carácter feroz na estrada.
O símbolo da marca à frente e atrás, assim como as letras cromadas escuras na traseira, dão o toque final a esta estética mais agressiva.
O espírito sombrio desta edição especial prossegue a bordo, marcado por pormenores como os frisos cromados em preto a delimitarem as saídas de ar e a consola central.
Os bancos CUP Bucket de série da Sabelt revestidos a preto destacam o logótipo da Cupra em relevo, mantendo-se as costuras em cobre para manter a tradição dos modelos da insígnia.
O que não mudou foi a motorização que equipa o Formentor VZ5: um bloco TSi de 2.5 litros e cinco cilindros, capaz de passar 390 cv e 480 Nm às quatro rodas através de uma caixa automática DSG de sete relações.
Não é indicado o preço para esta série especial VZ5 BAT mas deverá ser bem superior aos 81.350 euros que custa a versão convencional.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?