Foi uma das maiores surpresas na revelação dos "facelift" a que foram sujeitos os
Mercedes Classe S Coupé e Cabriolet e que terão a sua primeira aparição pública no salão de Frankfurt, na próxima semana. As versões AMG, S 63 e S 65, receberam a agressiva grelha "Panamericana" que tinha sido estreada no
"explosivo" superdesportivo AMG GT R!
Esta grelha, com as suas barras verticais, é um símbolo distintivo de automóveis de elevadas prestações – que os AMG S 63 e S 65 são, indubitavelmente –, mas também de um cariz desportivo que estes enormes e luxuosos automóveis não pretendem atingir, pela primazia que dão ao luxo, conforto e bem-estar. No entanto, a Mercedes achou por bem atribuir-lhes a grelha "Panamericana" para os diferenciar das restantes versões e, na verdade, aquela frete com as barras verticais fica-lhes… "a matar"!
A grelha é, contudo, apenas um dos vários pontos de diferença, há ainda o "spoiler" dianteiro de efeito tridimensional ou as saias laterais para melhor desempenho aerodinâmico, crucial em variantes de tão elevadas prestações. Ambas as versões contam com jantes de 20 polegadas, mas com um desenho especial que dão a ilusão de os raios convergirem para o centro da roda, fazendo com que pareça ainda maior.
Versões AMG do Classe S recebem a grelha "Panamericana" do GT
A nível mecânico, a principal novidade está no AMG S 63 que trocou de motor, adoptando o mais recente V8 4.0 biturbo, para um ganho de potência dos 585 para os 612 cv e 912 Nm. Assim, tanto o Coupe como o Cabriolet conseguem atingir os 100 km/h em escassos 3,5 s, tendo a sua velocidade electronicamente limitada aos 250 km/h mas… liberta pelo "pack" AMG Driver até aos 300 km/h. Este motor tem a capacidade, pelo AMG Cylinder Management, de deligar os cilindros dois, três, cinco e oito quando se segue em velocidade baixa ou estabilizada, de forma a poupar combustível!
Com este "upgrade" de potência, o S 63 não ficou longe do S 65 que, no entanto, apresenta uma mecânica mais nobre, com o seu V12 6.0 "twin turbo", a debitar 630 cv e 1000 Nm. Tem um funcionamento muito mais agradável e suave, mas acaba por ser penalizado nas "performances" puras, sendo até mais lento a chegar aos 100 km/h, com 4,1 s. Esta variante mais nobre só está disponível com tracção traseira e caixa automática de 7 velocidades (a única que aguenta todo aquele binário…), enquanto o AMG S 63 tem tracção integral e a nova caixa automática de 9 velocidades.