Até agora, quem quisesse comprar um automóvel com três rodas totalmente eléctrico tinha uma "vida" bastante facilitada, já que a opção mais óbvia era o novíssimo Morgan EV3 apresentado no último mês de 2017. Pesa apenas 500 kg e conta com um "pack" de baterias de lítio com 21 kW de capacidade que lhe garantem 190 km de autonomia e uma potência de 57 cv, números que permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h na casa dos nove segundos e uma velocidade máxima a rondar os 145 km/h.
O "look" exterior é bastante agressivo e o habitáculo é clássico e com acabamentos de primeira, mas aquilo que mais nos entusiasma nesta proposta é aquilo que não se vê, ou seja, o motor. É que este Edison2 recorre a um motor eléctrico que debita o equivalente a 183 cv de potência e 325 Nm de binário, sendo que o peso total deste conjunto é de apenas 635 kg.
Já percebeu que esta receita é explosiva e as performances anunciadas pela fabricante americana mostram isso mesmo: 0 aos 100 km/h em cerca de 4 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h. Este propulsor eléctrico é alimentado por uma bateria com 30 kWh de capacidade que garantem a este Vanderhall Edison2 uma autonomia de 322 km, sendo que a distribuição de peso está feita de forma a que o eixo dianteiro suporte 70% e o eixo traseiro os restantes 30.
Conta ainda com direcção assistida, travões Brembo com discos de 330 mm na dianteira, suspensão ajustável e uma base em alumínio. Isto já para não falar de travões com tecnologia LED, ABS, controlo de tracção, climatização e bancos em pele. Mas não pense que o pode personalizar à sua medida, é que a Vanderhall já avisou que cores… só preto!
Construídos à mão numa pequena fábrica em provo, no Utah (Estados Unidos), cada exemplar deste "triciclo" vai custar 34.950 dólares por terras do "Tio Sam", o equivalente a 29 mil euros. Mas este valor não passa de uma mera indicação, já que se algum português quiser encomendar algum terá de pagar bastante mais por ele. É assim a fiscalidade no nosso país.