A Subaru lançou o WRX STI Final Edition, uma edição especial destinada a marcar o final da vida de um dos mais icónicos desportivos, um modelo que fez as delícias de quem sente prazer na condução e ao mesmo tempo construiu uma história de sucesso na competição.
A Final Edition só estará disponível no mercado britânico e tem volante à direita. O pára-choques dianteiro foi redesenhado, foram adoptadas jantes de 19 polegadas (que escondem as pinças de travão pintadas de amarelo) e um diferencial central, que sublinha a sua agilidade.
O interior foi melhorado na imagem e na qualidade. O preto continua a ser a cor dominante, mas sobressaem os detalhes em vermelho, o ecrã de 5,9 polegadas e novos comandos. No Reino Unido, o preço ronda as 33.995 libras (cerca de 38.230 euros sem impostos), mais duas mil libras (2.250 euros) do que a versão normal.
A marca japonesa afirmou que o WRX STI não voltará a ser produzido, mas reconhece que será uma fonte de inspiração para futuras propostas.
Não foram ainda adiantados quaisquer detalhes sobre planos para a realização de um novo veículo de carácter desportivo, mas esta afirmação fez incidir todas as atenções para o concept Viziv Performance mostrado no último Salão Automóvel de Tóquio, apesar de a Subaru não ter avançado com datas sob uma eventual produção deste protótipo com 4,63 metros de comprimento, 1,95 metros de largura e com 2,73 metros de distância entre-eixos.
Surgiu equipado com um motor boxer e tracção total permanente. A Subaru reconheceu que foi pensado com base na experiência de modelos como o Impreza e o Legacy e não esconde que está pronto para receber os mais inovadores sistemas de ajuda à condução. Tudo o resto foi deixado à especulação...