Pesquisa
Novos Modelos
Skoda revela primeiras imagens do Octavia
13:59 - 02-11-2019
 
Skoda revela primeiras imagens do OctaviaSkoda revela primeiras imagens do OctaviaSkoda revela primeiras imagens do OctaviaSkoda revela primeiras imagens do Octavia
Skoda revela primeiras imagens do OctaviaSkoda revela primeiras imagens do OctaviaSkoda revela primeiras imagens do OctaviaSkoda revela primeiras imagens do Octavia
Skoda revela primeiras imagens do Octavia

Será apenas apresentado a 11 de Novembro em Praga, na República Checa, mas a Skoda decidiu escapar às fugas de informação ao revelar as primeiras fotografias do novo Octavia ao melhor estilo dos retratos tirados pelos paparazzi dos automóveis.

Skoda revela primeiras imagens do Octavia

Sendo o campeão de vendas do construtor checo, os holofotes vão primeiro incindir na versão Combi, seguindo-se a variante hatchback algumas semanas mais tarde. Para o próximo ano ficarão as revelações do Octavia Scout e do Octavia RS.

Linguagem apelativa e dinâmica

No que ao exterior diz respeito, o novo Octavia apresenta um design mais aprimorado, influenciado, em larga medida, pelas linhas do Skoda Superb, relevado na grelha do motor e nos pára-choques, e complementado pelos faróis e farolins LED Matrix, e pelos "piscas" dinâmicos.

Num olhar mais atento à quarta geração deste modelo, sente-se que as duas variantes são maiores (mas não muito) em relação à versão anterior que agora chega ao seu termo.

Quer o Octavia Combi, quer o Octavia hatchback têm 4689 mm de comprimento (respectivamente mais 22 e mais 19 mm) e1829 mm de largura (mais 15 mm).

A distância entre eixos, com 2686 mm, permitiu "ganhar" mais 78 mm para os ocupantes do banco traseiro, enquanto o tom familiar do modelo está patente na capacidade da bagageira: 600 litros no hatchback e 640 litros na carrinha, sendo a maior no seu segmento.

A silhueta mais desportiva de ambas as versões reflecte-se também no seu aerodinamismo, ao apresentar um coeficiente de resistência de 0.24 no hatchback e 0.26 na Combi.

Já no interior, destaca-se o novo painel de instrumentos, complementado por um ecrã digital de 10 polegadas, e outro de infotenimento, com a mesma dimensão, que pode dispor de serviços de streaming de rádio e televisão.

O conforto do condutor e o companheiro do lado estão assegurados por bancos mais ergonómicos, com funções de aquecimento, refrigeração e massagem. Em opção, as duas variantes do Octavia podem integrar bancos desportivos revestidos com tecido ThermoFlux.

Motorizações alargadas

É uma gama alargada de motorizações o que a Skoda propõe para o novo Octavia, marcada por propulsores a gasolina e gasóleo, assim como motores mild-hybrids e híbridos plug-in.

No campo da gasolina, destacam-se os motores mild-hybrid 1.0 TSI de três cilindros com 110 cv, e 1.5 TSI de quatro cilindros com 150 cv, uma novidade neste modelo.

Quando equipados com uma caixa automática DSG de sete velocidades, ambos os propulsores fazem uso do motor de arranque e da bateria de iões de lítio de 48 volts.

Ambas as motorizações estão também disponíveis sem a tecnologia mild-hybrid, sendo equipadas com caixas manuais de seis relações.

O motor 2.0 TSI, com 190 cv de potência, apenas está disponível na versão com caixa automática DSG de sete velocidades e tracção às quatro rodas.

No campo dos propulsores híbridos plug-in, é avançado o motor 1.4 TSI em duas variantes de potência: 204 cv e 245 cv, com ambos a integrarem uma transmissão automática DSG de seis velocidades.

No que aos diesel diz respeito, a Skoda indica três níveis de potência disponibilizados pelo novo motor 2.0 TDI: 115 cv, 150 cv e 200 cv, tendo os dois a opção de terem tracção às quatro rodas.

A marca checa dispõe ainda de um propulsor 1.5 TSI bifuel de 130 cv, alimentado a gás natural ou gasolina, com caixa manual de seis velocidades ou automática DSG de sete relações.

Se o Skoda Octavia é visto como um familiar, os engenheiros da marca não descuraram a opção mais desportiva, patente nas três configurações possíveis do chassis.

Quando equipado com a suspensão desportiva, o modelo baixa o centro de gravidade em 15 mm. Do lado oposto, se for escolhida a variante Rough Road, para pisos mais irregulares, a suspensão sobe os mesmos 15 mm.

Se estiver equipado com o sistema opcional Controlo Dinâmico de Chassis, activado através do Driving Mode Select, o chassis reduz em 10 mm a distância ao solo, embora mantenha a altura original nas versões equipadas com motores híbridos plug-in.

Novos sistemas de segurança estão incluídos na quarta geração do Octavia, como o assistente de alerta de colisão ou de abertura da porta, com este último a avisar se se aproxima um peão ou um veículo quando os ocupantes vão sair do carro.

O detector de mãos pode reduzir a velocidade ou mesmo imobilizar o carro se verificar que o condutor não tem controlo constante sobre o volante.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.