Depois de ter
revelado ao mundo as primeiras imagens do Crossland X, a Opel apresentou hoje em Berlim o seu novo "crossover" urbano que vem ocupar a vaga do Meriva.
O palco escolhido para a estreia mundial do Crossland X foi o edifício "Kraftwerk", um edifício industrial situado bem no centro de Berlim e que em tempos albergou uma estação de produção de electricidade.
Opel Crossland X apresentado em Berlim
Este Crossland X partilha a mesma plataforma com as futuras novas gerações dos Peugeot 2008 e Citroën C3 Picasso e é o primeiro dos sete novos modelos que a Opel vai apresentar em 2017, numa ofensiva que têm os SUV e os "crossover" em destaque, ou não fosse essa a "fatia" de mercado mais rentável e popular do momento.
Depois do
Mokka X, surge agora o Crossland X e ainda há de aparecer este ano o Grandland X, uma espécie de "irmão mais crescido" deste Crossland X que vai "ombrear" com rivais como o
Nissan Qashqai ou o
novo Peugeot 3008.
Karl-Thomas Neumann, CEO da Opel, mostrou-se bastante confiante com o sucesso comercial deste Crossland X e frisou que este "crossover" alarga ainda mais o catálogo da marca germânica.
"Já somos líderes entre os SUV do segmento B, com o Mokka X. O novo Crossland X vai alargar ainda mais a nossa influência. É um modelo que constitui uma peça importante da nossa grande ofensiva de produto, a qual ganhará ainda mais ímpeto com o lançamento, dentro de pouco tempo, do Grandland X", disse.
Mas voltando a este Crossland X, a Opel destaca os 520 litros de capacidade da bagageira (quando os bancos traseiros estão na posição mais avançada) e 410 litros quando os bancos estão na dita posição "normal". É um valor de referência no segmento, sobretudo se tivermos em conta que o espaço do habitáculo também é bastante honesto.
Outros dos cartões de visita deste Crossland X são os "gadgets" e os elementos tecnológicos pouco vulgares no segmento B, ainda que grande parte deles deverá constar da lista de opcionais. Falamos de faróis de LED adaptativos, "head-up" display que projecta informações no pára-brisas, carregamento de telemóveis por indução, câmara traseira panorâmica 180º, alerta de colisão iminente com detecção de peões e detecção de cansaço do condutor. Já para não falar do campo da conectividade, onde este Opel é compatível com os sistemas mais populares no mercado, como o Apple CarPlay ou o Android Auto.
No campo das motorizações, sabe-se que quando chegar ao mercado estará disponível com três propostas a gasolina e duas ofertas diesel. Na "equipa" dos diesel haverá um bloco de 1,6 litros com 99 ou 120 cv de potência. Já no catálogo dos motores a gasolina haverá três variantes do motor de 1,2 litros: atmosférico com 81 cv ou turbo de injecção directa com 110 ou 130 cv.
As versões de 120 cv diesel e 130 cv a gasolina estarão associadas a uma caixa manual de seis velocidades, enquanto as restantes propostas estarão equipadas com uma transmissão de cinco velocidades. Ainda assim, a variante 1,2 turbo de 110 cv poderá ser acoplada a uma caixa automática, ainda que seja um opcional pago.
A chegada ao mercado do nosso país está marcada para Junho, altura em que arrancam as entregas. Porém, a Opel vai começar a "aceitar" encomendas no início da Primavera. E para o caso de se estar a questionar, ao contrário do Mokka X, este Crossland X deverá pagar Classe 1 nas portagens, uma boa notícia para o mercado português!