Pesquisa
Novos Modelos

Novo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em Nürburgring

12:23 - 03-06-2024
 
Novo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em Nürburgring
Novo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em NürburgringNovo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em Nürburgring
Novo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em Nürburgring

A Volkwagen já tinha aberto o apetite aos adeptos dos Golf mais vitaminados com uma renovação que apontava para um aumento de potência.

Novo Volkswagen Golf GTI Clubsport apto para acelerar em Nürburgring

Em causa está a celebração dos 50 anos do compacto, e nada melhor do que exibir a variante GTI Clubsport 24h de 348 cv que participou no fim de semana nas 24 Horas de Nürburgring.

Pois de imediato foi revelada a versão mais "civilizada" para acelerar em estradas públicas, com a mesma designação mas já sem o apêndice das 24 horas relativas à prova de resistência.

Afinal, a potência do bloco turbo de 2.0 litros mantém os mesmos 300 cv e 400 Nm do antecessor mas, a somar às alterações estéticas tecnológicas, está uma afinação ainda mais precisa do chassis.

Mudanças mínimas por fora

A definir a dianteira do Golf GTI Clubsport estão os faróis redesenhados IQ.Light LED Matrix, com um alcance luminoso 15% superior face à versão anterior.

Comum aos topo de gama da Volkswagen está a faixa LED a unir as ópticas, com as letras GTI logo abaixo e o símbolo iluminado da marca ao centro a definir o desportivo.

A grelha em forma de favo de mel e o divisor em preto, com as aletas frontais em forma de flecha, reforça ainda mais o carácter na estrada, embora na traseira as alterações introduzidas tenham sido mínimas.

Há novas ópticas LED com "piscas" dinâmicos e animações luminosas personalizáveis mas a asa traseira é idêntica à do antecessor, assim como as duas enormes saídas de escape, que podem ser Akrapovic.

O conjunto é rematado com jantes em liga leve de 18 polegadas, que opcionalmente podem ser substituídas por rodas forjadas de 19 polegadas.

Ambiente desportivo a bordo

A bordo do novo Golf GTI Clubsport percebe-se, como uma das principais novidades, a simplificação do sistema de infoentretenimento.

Os diferentes parâmetros do desportivo são agora mais facilmente controláveis no ecrã multimédia de 12,9 polegadas, alinhado com o painel de instrumentos personalizável de 10,2 polegadas.

Além disso, foi incorporado o assistente de voz IDA4, que segundo a construtura, entende uma linguagem mais natural.

O condutor tem "direito" a um volante multifunções, e respectivas patilhas para engrenar as marchas, revestido a pele com detalhes a vermelho.

Os bancos desportivos são os mesmos da versão anterior mas com estofos diferentes, que podem ser forrados a pele, e com o tabliê a receber inserções em fibra de carbono.

Ainda mais dinâmico

Mesmo com todas estas evoluções visuais e tecnológicas, é debaixo do capô que está o principal ponto de interesse deste Golf GTI Clubsport.

A versão mais recente do motor turboalimentado de 2.0 litros e quatro cilindros e dois litros compreende novos injectores para aumentar assim a pressão da mistura de ar e gasolina.

O que não muda mesmo são a potência e o binário, mantendo-se nos 300 cv e 400 Nm passados às rodas dianteiras através de uma caixa automática DSG de dupla embraiagem com sete relações.

Os zero aos 100 km/hora são cumpridos nos mesmos 5,6 segundos, com a velocidade máxima a estar "bloqueada" electronicamente nos 250 km/hora… e libertada até aos 267 km/hora com o pacote Race.

Os perfis de condução são formados pelos modos Eco, Comfort e Individual, com o Special a reforçar as aptidões de condução oferecidas pelo Sport.

Naquele modo, os sistemas relevantes para a dinâmica do veículo são adaptados às características específicas do circuito de Nürburgring Nordschleife.

Um eixo dianteiro com arquitectura MacPherson e um eixo traseiro de quatro braços formam a estrutura básica da aptidão desportiva do compacto, dispondo ainda do controlo ESC individual

A direcção progressiva, o Vehicle Dynamics Manager, o bloqueio do diferencial do eixo dianteiro e o sistema opcional DCC de controlo adaptativo do chassis foram recalibrados para esta versão.

Os primeiros exemplares do Volkswagen Golf GTI Clubsport devem começar a chegar no final do ano aos concessionários nacionais, ficando por saber o preço antes das devidas personalizações.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.