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A Subaru apresentou no Salão Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, o novo WRX STI S209, uma versão desenvolvida pela Subaru Tecnica Internacional (STI) e inspirada nos automóveis da marca nipónica que competem no temível Nürburgring. Este é, de resto, o primeiro Subaru WRX da série "S" a vender-se fora do Japão, ainda que se trate de uma versão limitada ao mercado norte-americano.
A maior estrela deste conjunto é o motor. Durante cerca de 15 anos o WRX STI manteve um motor com 300 cv de potência, mas agora passou a ser equipado por um motor bóxer sobrealimentado de 4 cilindros e 2.5 litros que debita 341 cv de potência.
A potência é colocada na estrada através de um sistema de tracção integral permanente e uma caixa manual de seis velocidades, mas a Subaru continua sem revelar os dados da aceleração dos 0 aos 100 km/h e da velocidade máxima.
Além de ser mais potente, o novo WRX STI também é maior e mais largo que o seu antecessor. As vias aumentaram em 1,524 cm e "obrigaram" a que a STI instalasse cavas das rodas mais proeminentes que deixaram este S209 4,32 cm mais largo que um STI convencional.
Para melhorar a dinâmica em estrada a Subaru instalou uma barra de reforço superior flexível na dianteira, barras estabilizadoras mais firmes e amortecedores Bilstein.
Além das melhorias mecânica a STI também equipou este WRX STI S209 com vários elementos aerodinâmicos em fibra de carbono, entre eles um difusor traseiro, uma enorme asa fixa no "portão" da bagageira e um "splitter" dianteiro. O tejadilho original também foi substituído por um em carbono e o "capot" conta agora com uma enorme entrada de ar ao centro. Estes elementos em fibra de carbono exposta só podem ser combinados com duas decorações: o clássico "azul Subaru" com jantes cinzentas ou o branco com jantes douradas (galeria acima).
Não temos dúvidas de que esta versão vai deixar os fãs da Subaru de "água na boca", mas convém recordar que esta é uma edição limitada a apenas 200 unidades que só estará disponível nos Estados Unidos.