Ainda falta mais de uma semana para a apresentação do novo Mercedes Classe G no Salão Automóvel de Detroit, mas a marca de Estugarda resolveu facilitar-nos a espera e acaba de revelar um vídeo do novo "Geländewagen" em acção e uma vasta galeria de imagens.
É certo que este novo "G" ainda surge "debaixo" de uma forte camuflagem, mas já nos permite antecipar que será tão capaz fora de estrada como os seus antecessores, já que este vídeo mostra parte dos testes do novo Classe G em Schöckl, uma montanha com 1445 metros de altura junto à cidade austríaca de Graz, onde este modelo é construído.
E para que este Classe G seja capaz de deixar para trás todo o tipo de terrenos muito contribuem o chassis em forma de escada, a suspensão dianteira independente e claro, os três diferenciais mecânicos capazes de um bloqueio de 100 por cento.
Tudo isso permite que este Classe G seja um dos modelos mais capazes fora-de-estrada que o dinheiro pode comprar, sendo que conta com um ângulo de ataque de 31º (mais 1º que o seu antecessor), um ângulo de saída de 30º e uma altura ao solo de 241 mm (cresceu 6 mm). Importa igualmente referir que este "G" consegue passar por água ou lama que tenha até 70 centímetros de profundidade, mais 10 cm do que o seu antecessor.
Novo Mercedes Classe G: ainda não foi apresentado mas já o pode ver em acção
Equipado com uma nova caixa automática 9G-TRONIC, o Classe G conta com tracção integral permanente e envia, por defeito, 60 por cento da potência para o eixo traseiro. A Mercedes garante que esta caixa não só transformará este "G" num todo-o-terreno mais silencioso, como o deixará mais confortável e com uma melhor eficiência de consumo.
No que à linguagem de estilo diz respeito, as imagens agora reveladas permitem assumir que as linhas da nova geração vão respeitar o DNA de um dos modelos mais icónicos da Mercedes. O mesmo é dizer que o ar "quadradão" do Classe G vai manter-se, mas isso não quer dizer que não seja novo. É que a Mercedes já confessou que as únicas coisas que se mantiveram inalteradas face à antiga geração foram os fechos das portas e a caixa traseira que "esconde" o pneu sobressalente. Tudo o resto é novo.
As maiores mudanças surgem dentro do habitáculo, que a Mercedes
já tinha mostrado no Salão de Los Angeles. Trata-se de uma evolução ao nível do design e ao nível da tecnologia, já que o tablier foi totalmente redesenhado e recebeu as mesmas evoluções que encontramos nos mais recentes modelos da marca de Estugarda. Não falta nada, nem mesmo os dois ecrãs de 12,3 polegadas (só nas versões mais equipadas) que transformam por completo a experiência do condutor.
Mas a maior evolução deste interior talvez seja mesmo ao nível do espaço disponível. Há mais espaço para quem viaja nos bancos da frente e mais espaço para os ocupantes da segunda linha de bancos. E esta evolução não só é visível ao nível dos joelhos como ao nível dos ombros.
Tal como referimos acima, a estreia acontece no Salão Automóvel de Detroit no próximo dia 15 de Janeiro. Mas é muito provável que a Mercedes nos continue a abrir o apetite nos próximos dias, publicando "teasers" que continuem a revelar aos poucos o novo "G Wagon".