Quando em Novembro do ano passado a Lotus apresentou o Exige Cup 430 escrevemos que a marca britânica tinha levado este modelo de motor central ao limite. Afinal tinha acabado de criar o Exige mais rápido e potente de sempre. Mas esse modelo tinha um enorme problema: era demasiado orientado para uma utilização em pista (ainda que estivesse homologado para andar na estrada)!
Agora, vários meses depois, a marca com sede em Norfolk (Reino Unido) acaba de apresentar a solução para quem quer uma máquina ligeiramente mais barata e menos "hardcore". Chama-se Exige Sport 410, é definido como o "derradeiro" Exige e custa 96.840 euros no reino Unido. Ainda não foi divulgado o preço para o nosso país.
Tem por base o mais radical Exige Cup 430 mas foi pensado para que os seus donos possam disfrutar da sua utilização no dia-a-dia. Pesa apenas 1.054 quilos (seco) e conta com um motor V6 de 3.5 litros atmosférico que debita 416 cv de potência e 420 Nm de binário máximo. Este bloco está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades que envia a potência em exclusivo para o eixo traseiro.
Com uma relação peso potência de 381 cv/1000 kg e com uma aerodinâmica que lhe permite gerar 150 quilos de força descendente, este Exige Sport 410 é capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e de acelerar até aos 290 km/h. O consumo médio ronda os 19,6 litros aos 100 quilómetros.
A imagem exterior é marcada pelos muitos apoios aerodinâmicos, pelo enorme difusor traseiro, pelo escape em posição central e claro, pela muita fibra de carbono exposta. O resultado é um modelo com um "look" bastante agressivo e que parece pertencer ao mundo da competição. E isso continua no interior, forrado quase na totalidade a Alcantara e a fibra de carbono. Não esteja à espera de "luxos", já que a atenção ao peso não permite que haja lugar a "mordomias" como enormes ecrãs "touch" ou potentes sistemas de som.
O novo Lotus Exige Sport 410 estará disponível na variante coupé e na variante descapotável. Tal como referimos acima, o preço no Reino Unido começa nos 96.840 euros. Ainda não é conhecido o preço para Portugal, mas não se "assuste" se ultrapassar os 120 mil euros. É assim a fiscalidade do nosso país…