Quando no final do ano passado
lhe mostrámos o Lotus Exige Sport 380, achámos que a fabricante britânica já tinha levado este modelo de motor central ao limite, até porque foi apresentado como o
"Lotus Exige mais rápido e potente de sempre". Mas estávamos muito enganados…
É que a fabricante que
recentemente foi comprada pelos chineses da Geely (que também são donos da Volvo) acaba de apresentar ao mundo o Exige Cup 430. E a receita, como sempre, é mais do que explosiva! Mais potência, mais elementos aerodinâmicos e menos peso!
O motor V6 de 3.5 litros foi "roubado" ao Lotus Evora GT430 e debita 430 cv e 440 Nm de binário, sendo que este bloco está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades para enviar a potência para as rodas traseiras.
Se a isso juntarmos o facto da Lotus ter operado mais um pequeno "milagre" e ter mantido o peso do Exige Cup 430 nos 1055 quilos (sem airbags), percebemos que a incrível relação peso/potência desta proposta lhe permite acelerar dos 0 aos 92 km/h (60 milhas) em apenas 3.2 segundos antes de chegar à velocidade máxima fixada nos 289 km/h.
Também a aerodinâmica foi revista, de forma a tornar este Exige Cup 430 mais ágil e rápido nas curvas. Destaca-se o enorme spoiler dianteiro, as entradas de ar laterais, o difusor traseiro que incorpora uma enorme saída de escape central e uma asa de grandes dimensões. A Lotus garante que este novo "pack" aerodinâmico é capaz de gerar até 220 quilos de força descendente!
Mas a marca britânica fundada por Colin Chapman vai mais longe e garante mesmo que este modelo será capaz de dar uma volta ao circuito de testes Hethel em 1 minuto e 24.8 segundos, marca que a confirmar-se fará dele o Lotus de produção mais rápido de sempre neste circuito.
Os trunfos deste Exige Cup 430 são mais do que muitos e vão convencer os fãs da marca britânica. A Lotus não revelou o preço para o nosso país, mas na Alemanha vai começar nos 127.500 euros e na França nos 128.600…