O Consumer Electronics Show, ou CES, é considerada a maior feira electrónica do mundo. Mas há muito que atraiu as atenções dos fabricantes automóveis, que vêem aqui o local perfeito para mostrar os seus avanços no campo da tecnologia e da… mobilidade!
Criado no estúdio de design da marca na Coreia do Sul, este Niro EV conta com o "look" bem mais distinto do que conhecemos da actual versão de produção deste modelo. E estas mudanças na linguagem de estilo estão visíveis em todos os ângulos deste concept. Uma das maiores alterações surge na dianteira, onde já não existe nenhuma grelha, pois não há motor para arrefecer. A Kia optou por montar n seu lugar um display interactivo que pode mostrar mensagens para o exterior, como de resto se pode ver na galeria de imagens acima.
Mas há mais. Os grupos ópticos foram totalmente redesenhados, o pára-choques dianteiro está mais desportivo e a secção traseira foi suavizada para que "o ar flua mais facilmente pela traseira do carro".
Um dos maiores destaques é o volante, equipado com sensores que tornam a parte picotada da base do volante uma espécie de "touchpad". A marca sul-coreana garante que estes sensores permitem que o condutor consiga trocar de música, ajustar o volume e definir a temperatura do sistema de climatização com alguns gestos e sem nunca tirar as mãos do guiador.
O painel de instrumentos digital, o ecrã de proporções generosas no centro do tablier e a enorme consola central ajudam a definir o conceito futurista e "tech" deste habitáculo, que conta com luzes LED por baixo das secções em pele dos painéis laterais das portas e com vários apontamentos em cobre que contrastam com a pele branca.
No que a motorizações diz respeito, este crossover é alimentado por um sistema eléctrico que combina uma bateria com 64 kWh de capacidade e um propulsor que debita o equivalente a 201 cv de potência (150 kW). A Kia reivindica uma autonomia de aproximadamente 383 km, mas não revelou mais detalhes acerca da "performance" desta proposta.
Convém não esquecer que estamos perante um protótipo e que por norma, algumas destas características se "perdem" durante o "longo" caminho até à versão de produção. Mas não deixamos de aplaudir. Ainda assim, convém lembrar que este modelo vai ser produzido – está anunciado para 2020 - em massa e faz parte dos planos "eléctricos" da Kia que prevêem que até 2025 sejam lançados um total de 16 veículos com algum tipo de electrificação.