Vai havendo cada vez mais construtores chineses que convém manter debaixo de olho, pelos produtos que começam a apresentar, não apenas em termos de qualidade com a nível da inovação. Uma dessas marcas é a Nio que já tinha ficado famosa pela
sua proeza no Nürburgring e agora apresentou a versão final do seu SUV totalmente eléctrico e com muitas capacidades de condução autónoma!
A Nio começou por ganhar nome pela velocidade e competição. Primeiro conseguiu levar o seu superdesportivo EP9 a bater o recorde do Nordschleife, o lendário "Inferno Verde" do Nürburgring, com um tempo (6.45,9) a que nem o
Porsche 911 GT2 RS conseguiu chegar! O EP9 bateria ainda o recorde para carros eléctricos do Circuit of the Americas, onde todos os anos se realiza o G.P. dos EUA. Além destes recordes, passou a ter uma equipa no campeonato de Fórmula E, colocando o seu nome na escuderia NextEv.
Agora, já com alguma notoriedade, chegou a altura de mostrar o seu primeiro carro para comercializar em volumes apreciáveis, embora (para já…) apenas na China. O ES8 é um SUV com mais de cinco metros de comprimentos e sete lugares, com propulsão eléctrica a partir de dois motores, um em cada eixo (assim se consegue a tracção integral). Combinados, os dois motores debitam um total de 643 cv e 840 Nm, conseguindo levar este enorme automóvel até aos 100 km/h em apenas 4,4 s!
Nio ES8 é SUV eléctrico chinês com 643 cv e conceitos revolucionários!
O Nio ES8 monta uma grande bateria de 70 kWh de capacidade que permite uma autonomia (segundo o ciclo NEDC, usado nos EUA) de 355 km. O plano da Nio inclui, contudo, um lado totalmente revolucionário. Aliás… dois: quando as baterias estiverem descarregadas podem ser substituídas por outras totalmente carregadas, em apenas três minutos, numa das 1100 Power Swap Stations que a marca vai instalar na China; e haverá ainda 1200 veículos Power Mobile capazes de dar um "cheirinho" à bateria do ES8 que lhe permita fazer mais 100 km, em apenas dez minutos!
A carroçaria e o chassis são totalmente feitos em alumínio e se o "design" exterior não é propriamente inovador nem muito apelativo, já o interior merece ser admirado com bastante atenção, pela simplicidade e evolução tecnológica. Nomeadamente a consola central "flutuante" que separa os lugares dianteiros, com excelentes bancos em pele, painel digital de instrumentos e um grande ecrã para o infoentretenimento.
O SUV chinês tem ainda toda a tecnologia preparada para condução autónoma, com o Nio Pilot a utilizar 23 sensores, uma câmara dianteira trifocal por trás do retrovisor, quatro câmaras exteriores, radares e 12 sensores ultra-sónicos. Tudo para controlar sistemas como a travagem de emergência, o assistente de engarrafamentos (o ES8 faz o pára-arranca sozinho) ou a condução autónoma em auto-estrada, além de contar com leitor de sinais, detecção de veículo no ângulo morto e sistema de aviso de saída de faixa. Tem ainda o Nomi, sistema apresentado como o
"primeiro sistema de inteligência artificial num automóvel" e que, segundo a marca,
"é um companheiro divertido, expressivo e intuitivo que pode ouvir, falar e ajudar os condutores durante a viagem".
Na China, o preço do Nio ES8 começa em algo equivalente a 58 mil euros, mas haverá dez mil unidades consideradas Founders Edition, com muito mais equipamento, por 71 mil. Mas aNio oferece também a possibilidade de aluguer de baterias, com uma renda mensal a rondar os 165 €, o que abate 13 mil euros ao preço do ES8. A Nio é, definitivamente, das marcas a que convém estarmos atentos…