A carrinha Mercedes Classe E está a chegar ao mercado nacional. O
"Aquela Máquina" já a guiou, mas a Mercedes não pára e, no fim do mês, no Salão Automóvel de Paris, vai apresentar a Classe E All Terrain.
Esta proposta mostra que a marca de Estugarda tem resposta para todos os nichos de mercado e está atenta a qualquer sensibilidade emergente. As carrinhas, com uma a polivalência para a utilização em maus caminhos, não são uma nova fórmula: a Audi propõe a All-Road, a Volvo conta com as opções
Cross Country e outros construtores seguiram o mesmo caminho fora do segmento Premium, como aconteceu com modelos como o SEAT X-Perience.
DESIGN. A nova Mercedes Classe E All-Terrain assume uma imagem mais virada para uma utilização no campo do lazer. É uma proposta à medida de quem assume um estilo de vida alternativo, mas também é uma porta aberta para uma utilização fora de estrada.
Não estamos a falar de um todo-o-terreno, nem sequer de um SUV 4x4 como o GLC ou o GLE, mas não há dúvidas que esta proposta é um excelente compromisso para uma utilização em cidade, marcado pela imagem desportiva das jantes (19 ou 20 polegadas), e isto apesar delas serem mais adequadas a uma utilização em estrada do que fora dela. Mesmo assim, aliadas à alteração na suspensão, contribuem para dilatar a altura ao solo.
O Classe E All-Terrain é 29 milímetros mais alto do que uma carrinha da Classe E. Só 14 milímetros podem ser explicados pelos pneus, mas o resto passa pela suspensão pneumática, que permite ao condutor elevar a altura ao solo através de um simples botão.
HABITÁCULO. O interior do Classe E All-Terrain não foge muito ao que é conhecido na carrinha da Classe E, tanto mais que as opções propostas pela marca alemã são inúmeras. É assim com a habitabilidade e o mesmo acontece com uma enorme bagageira modular, que ?permite adequar a configuração às necessidade de cada momento. Mas esta proposta tem especificidades próprias, marcadas pela adopção de muitos elementos em alumínio e painéis em fibra de carbono, que vincam o seu dinamismo.
MOTORIZAÇÃO. A tracção total permanente 4MATIC é fundamental num modelo com estas características. E, no meio da panóplia de motores disponíveis, a marca de Estugarda escolheu o renovado bloco de quatro cilindros 200 d diesel, admitindo que também vão estar disponíveis opções V6 diesel, mas em qualquer dos casos vai estar presente a caixa de velocidades automática 9G-TRONIC.
O sistema Dynamic Select faz parte do equipamento de série do All-Terrain, o que permite garantir cinco modos de condução, de acordo com os motores, transmissão, controlo de tracção e resposta da direcção. O Classe E All-Terrain vai contar ainda com um programa específico para potenciar o conforto numa utilização fora de estrada.